Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
Economia

Produtores de MS usam pulverização aérea contra pragas no algodão

18 de março 2014 - 14h39 Por Redação Douranews
Produtores de MS usam pulverização aérea contra pragas no algodão

Produtores de algodão da região de Chapadão do Sul, no leste de Mato Grosso do Sul,  intensificaram na semana passada o uso da pulverização aérea de defensivos para combater as pragas que atacam a cultura. O dado é um dos destaques do informativo da Associação Sul-Mato-Grossense de cotonicultores (Ampasul), divulgado nesta segunda-feira (17).

Segundo a Ampasul, o volume de chuva na região foi grande. No acumulado do mês de março chegou a aproximadamente 350 milímetros. Em razão dessa condição, a entidade aponta que os produtores encontraram dificuldades para realizar pulverizações terrestres, já que o terreno está saturado o que dificulta o deslocamento dentro dos talhões. Com a necessidade de controlar pragas e doenças a opção mais utilizada foi a pulverização aérea.

O informativo destaca ainda que na região de Chapadão do Sul foram identificados orifícios de alimentação ou de postura do bicudo em 60% das áreas produtoras de algodão. Os ataques estão ocorrendo principalmente nas bordas e em pontos localizados das lavouras, demandando a aplicação de defensivos para fazer o controle da praga.

A entidade aponta que em várias áreas foram localizados bicudos em plantas de algodão voluntárias (tigueras), que nasceram nos campos de soja já colhidos. A Ampasul aponta que em decorrência desse quadro a dispersão da praga pode ser grande nos próximos dias, por isso, os produtores da região devem ficar alerta sobre a situação.