Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
Economia

Proposta da Fiems a novos empreendimentos é aprovada no Conselho do FCO

23 agosto 2018 - 13h54

A proposta da Fiems de apoio a projetos prioritários a micro, pequenas e pequena-médias empresas para a consolidação de parques industriais, principalmente os voltados para a produção de veículos elétricos e autônomos, foi aprovada nesta quarta-feira (22) durante a 4ª Reunião Extraordinária do CEIF-FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis do FCO - Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste).

Essa proposta integra a Resolução 80, de 15 de agosto de 2018, que define as diretrizes do FCO para 2019, contemplando pedidos feitos por Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado desenvolveu um trabalho junto às organizações para definir prioridades e necessidades para o próximo ano, que foram atendidas pelo Condel/Sudeco (o Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste).

Segundo a diretora da Fiems, Cláudia Pinedo Zottos Volpini, a representante da Federação no CEIF-FCO, trata-se de uma importante oportunidade de financiar empreendimentos do setor de tecnologia e inovação no Estado. “A linha de crédito para o setor de energia renovável é muitíssima bem-vinda e, junto com a tecnologia de última geração dos automóveis elétricos, nos coloca em pé de igualdade com Estados mais industrializados. Uma grande oportunidade de reduzir custos e investir no futuro”, analisou.

Ela completa que, além das micro, pequenas e pequena-médias empresas, o projeto inclui empreendedores individuais de atividades industriais consideradas estratégicas. Outro projeto aprovado é o financiamento de projetos que utilizem energia elétrica de fontes alternativas renováveis (Solar, Pequena Central Hidrelétrica, Centrais Geradoras Hidrelétricas, Biomassa, Biogás e Eólica), que contribuem para a diversificação da base energética.

Outros assuntos

Ainda durante a 4ª Reunião Extraordinária do Conselho do FCO, os conselheiros ressaltaram a preocupação com a demora para abertura do sistema para contratação de recursos do Fundo pelo setor empresarial e o rural com juros variáveis. Presidente do CEIF e titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck destacou a necessidade de adequação do sistema do Banco do Brasil o mais rápido possível, dada a demanda de projetos em andamento.

“A meta de aplicar 100% do recurso continua, mas precisamos que o sistema seja reaberto o quanto antes. O banco fala no final de setembro, mas essa data não é viável visto que são vários os projetos internalizados e parados e empresários à espera dos recursos para continuar seus investimentos, que geram emprego e renda para o Estado”, destacou o secretário. Na reunião foram aprovados R$ 24 milhões em recursos para o setor empresarial e investimentos em Campo Grande, Deodápolis e Corumbá, enquanto para o setor rural foram aprovados outros R$ 40 milhões, conforme divulga a assessoria da Fiems.