Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Economia

Seminário orienta gestores sobre como simplificar a abertura de empresas

02 agosto 2019 - 13h07

Gestores dos municípios sul-mato-grossenses e profissionais de contabilidade do Estado concluem, nesta sexta-feira (2), em Campo Grande, o seminário “MS Mais Simples – Menos Burocracia, Mais Desenvolvimento”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Sebrae-MS.

“O objetivo do MS Mais Simples é que a gente consiga simplificar a vida dos micro e pequenos empresários de Mato Grosso do Sul. O primeiro passo já foi dado com a Junta Comercial 100% Digital, facilitando a abertura de novas empresas”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro, na abertura do evento, quinta-feira (1) no auditório do Sebrae.

Uma Rede Mais Simples que possa atender de forma mais rápida e eficiente os micro e pequenos empresários sul-mato-grossenses é o objetivo final do seminário: “Mais simplificação, menos burocracia e, principalmente, mais desenvolvimento que significa mais empresas e mais empregos”, definiu Verruck. “Nosso objetivo é facilitar a vida dos novos empreendimentos. Nós já obtivemos grandes avanços com a implantação da Rede Simples e com a Junta Digital e queremos estender para um novo patamar”, comentou o presidente da Jucems, Augusto de Castro.

Nos dois dias de seminário, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as novas funcionalidades do sistema Integrador Nacional da Redesim e recebem mais detalhes sobre as inovações previstas na MP 881, bem como as necessidades de modificação nas legislações municipais que o texto do governo federal pode vir a exigir.

A RedeSim

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um sistema que integra todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet.

Para efetivar a implantação da Redesimples os municípios contam com o Sistema Integrar, que é a soma de esforços por meio de um convênio entre a Junta Comercial, o Sebrae nacional e o Ministério da Economia.