Acadêmicos do 3º semestre de Medicina Veterinária da Unigran tiveram uma aula diferenciada na última sexta-feira no Complexo Aquático da Instituição. A intençãoé que os alunos vejam no próprio corpo o funcionamento do organismo dos animais, que possuem muitos aspectos semelhantes.
“É para os alunos conseguirem interiorizar o que é a prática de fisiologia cardíaca e respiratória. Anteriormente eu fazia essa prática com animais, principalmente com os cavalos, fazíamos uma atividade física com eles, mas os alunos não conseguiam entender na sua plenitude o que estava acontecendo”, explica Claucia Honorato, professora da disciplina Fisiologia Animal e responsável pela aula prática.
Antes e depois da atividade física é verificada a temperatura, a pressão arterial e a pulsação dos alunos. A professora explica que o resultado após uma atividade realizada com um animal é o mesmo de uma realizada com o ser humano. “Para entenderem como funciona o déficit cardíaco, o que é um volume pulmonar e como ocorre a respiração enquanto eles estão fazendo uma atividade, eles tiveram que sentir na pele”, diz.
A atividade foi feita juntamente com os acadêmicos de Educação Física, que orientaram os alunos de Medicina Veterinária na realização dos exercícios.
LEGENDA - Acadêmicos viram no próprio corpo o funcionamento do organismo dos animais