Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Educação

Sesi inicia curso gratuito de informática básica no Jardim Noroeste

14 de junho 2011 - 17h25 Por Redação Douranews, com Assessoria
Sesi inicia curso gratuito de informática básica no Jardim Noroeste
Ao todo 75 moradores da região fazem o curso distribuídos por cinco turmas com 15 alunos cada

No âmbito do Programa Indústria Ativa, o Sesi iniciou, na sede do Instituto Guataverá de Apoio Sócio-Cultural, no Bairro Jardim Noroeste, o curso gratuito de informática básica, realizado junto a 75 moradoras da região distribuídos em cinco turmas com 15 alunos cada nos períodos matutino, vespertino e noturno. Com previsão de conclusão no próximo dia 11 de julho, o curso inclui inicialização de programas como Windows, Word, Excel, Power Point e navegação na Internet.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o início de mais um curso gratuito do Programa reforça o compromisso do Sistema Indústria de levar qualificação profissional aos bairros da periferia de Campo Grande. “Estamos dando sequência ao novo formato do Indústria Ativa, que busca a formação da mão de obra para atender a demanda das indústrias, oferecendo cursos diretamente nos bairros. Nós entendemos que a falta de qualificação profissional precisa ser enfrentada de frente e por isso assumimos o compromisso com as lideranças comunitárias para construir essas ações de capacitação”, disse.

Beneficiados

A instrutora de informática básica do Sesi, Jéssica Nogueira de Oliveira, explica que no início os alunos são bem receosos por se tratar de uma tecnologia que a maioria nunca manuseou. “Ao longo do curso eles vão perdendo o medo e se acostumando. O esforço deles é muito grande e o resultado satisfatório”, disse, informando que em algumas turmas ainda existem vagas e os interessados podem se deslocar até o Instituto Guataverá, que fica na Rua Indianapólis, 2.192, no Jardim Noroeste, e efetuar a inscrição.

Para a manicure Sandra de Souza Matiazo, 30 anos, uma das alunas do curso de informática básica, os conhecimentos obtidos são a porta de entrada para a realização de um concurso público. “Quero muito passar em um concurso de nível médio, mas, para isso, preciso reciclar meus conhecimentos. Sinto-me bem e independente para poder aprender e crescer sempre mais”, garantiu.

Já Rosilene Vaz da Silva, 29 anos, nunca trabalhou e pretender com a finalização do curso partir para a procura do primeiro emprego. “A informática é requisito básico para qualquer trabalho, dessa forma espero conseguir um emprego e continuar a me aperfeiçoar sempre”, disse. Sem pretensões de procurar um novo emprego, o animador de festas Calixto Barroso, 42 anos, acredita que a informática é essencial no dia a dia. “Estamos em plena era digital, agora mais do que nunca precisamos aderir à inclusão digital”, frisou.