A meta para o processo seletivo 2012 é contemplar os 78 municípios do Estado. Houve um aumento significativo de município que têm seus estudantes egressos no Vale-Universidade. Dados demonstram que em 2007 eram apenas cinco municípios, e atualmente esse número passou para 65 municípios, oito distritos e dois assentamentos.
Os estágios são feitos nos locais em que os acadêmicos possam aprender sobre sua profissão, tendo suporte para praticar o lado profissional ainda enquanto estudante para chegar apto ao mercado de trabalho.
A Superintendência de Projetos Especiais, órgão que coordena o programa, realiza visitas nos locais de estágio dos acadêmicos e parceiros do Vale-Universidade, em todo o Estado. Esse monitoramento é feito para detectar progressos, possíveis falhas, dificuldades, todas as informações são avaliadas e através de um banco de dados, são feitas as correções e aprimoramentos.
Os estágios são monitorados por supervisores que através da folha de frequência e avaliações mensais encaminham dados precisos para o gerenciamento do programa. Todas as informações sobre o programa, processo seletivo e documentação necessária estão disponíveis no site www.setas.ms.gov.br .
Além do Vale-Universidade, o Estado criou o Vale-Universidade Indígena, que contempla índios que estudam na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Equipes do Vale-Universidade Indígena também estão nos preparativos do processo seletivo 2012.