Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Educação

Professor da UFGD é entrevistado no Congresso Iberamericano

24 de novembro 2011 - 19h35 Por Redação Douranews, com Assessoria
Professor da UFGD é entrevistado no Congresso Iberamericano
A Comunicação do XI Congresso Iberoamericano de Extensão Universitária, na Universidad Nacional del Litoral (UNL), em Santa Fé, Argentina, disponibiliza vídeos sobre o evento para que os internautas possam saber mais sobre a programação.

No material referente ao primeiro dia, o professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), José Luiz Fornasieri é entrevistado e conta que está apresentando cinco projetos (três como autor e dois como colaborador). Os projetos tratam de agricultura familiar, produção de fruticultura em assentamentos rurais e cultivo de maracujá, mostrando a importância da diversidade agrícola e a obtenção de produtos naturais.

Além da própria presença no evento, o professor contribui, por meio do vídeo, com a divulgação internacional da UFGD e também representa o Brasil, por ser o único do país a aparecer no informativo.

Aproximadamente 40 professores e estudantes que realizam extensão na UFGD estão participando do Congresso Iberoamericano. Junto com Fornasieri estão os professores Euclides Reuter de Oliveira, Andréa Maria de Araújo Gabriel e Fabiana Cavichiolo. Dos acadêmicos, 14 são bolsistas de extensão e os demais são integrantes de outros programas de bolsas da UFGD. Destes, 36 deles apresentam trabalhos em forma de pôsteres e comunicações orais, resultados dos projetos de extensão que estão desenvolvendo sob a orientação de professores extensionistas da UFGD.

O evento teve início em 22 de novembro, tem como tema: “Integración extensión, docencia e investigación para la inclusión y cohesión social” e será encerrado amanhã, 25 de novembro.

A participação de professores, professoras e estudantes evidencia a importância das ações de extensão da UFGD, no diálogo que estas têm permitido construir com a sociedade, no sentido de fortalecer a possibilidade de efetivar saberes com base em um desenvolvimento inclusivo. Além disso, o evento apresenta a oportunidade de publicizar ações produzidas em diferentes lugares, fortalecendo a troca de experiências institucionais e sociais.