Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Educação

Estudante que aderir ao Fies não vai mais pagar taxa de matrícula

23 de dezembro 2011 - 20h22 Por Redação Douranews
Estudante que aderir ao Fies não vai mais pagar taxa de matrícula

Estudantes que recorrem ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para poder se manter no Ensino Superior estão dispensados, a partir desta sexta-feira (23), de pagar a taxa de matrícula na faculdade. Até então, os alunos tinham que, primeiro, bancar a matrícula na instituição de ensino para, depois, se inscrever no programa e receber o ressarcimento dos valores pagos. A medida que altera as regras foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Com a mudança, o aluno pode se inscrever no SisFies (http://sisfiesportal.mec.gov.br/) antes de concluir o processo de matrícula. As taxas serão custeadas pelo programa e os valores incluídos no financiamento. De acordo com a portaria, as instituições de ensino ficam proibidas de cobrar a taxa ou mensalidade do estudante beneficiado pelo Fies.

Os valores só poderão ser cobrados se o contrato de financiamento não foi formalizado, com a garantia de isenção de juros, após a tramitação de todos os procedimentos protocolares.