A Prefeitura de Dourados vai inaugurar, no dia 6 de fevereiro, um serviço inédito no Estado: o transporte adaptado para crianças dos distritos que são alunos da Apae e Pestalozzi. A informação é do secretário municipal de Educação, professor Walteir Betoni, depois que o Município conseguiu concluir o processo de licitação para a contratação de três ônibus, preparados especialmente para atender essas crianças.
Inicialmente, pelo menos 93 estudantes com deficiência, serão beneficiados com o novo serviço autorizado pelo prefeito Murilo Zauith no mês de dezembro, durante a programação de lançamento e entrega do pacote de obras especial em comemoração aos 76 anos de Dourados. Cada ônibus tem capacidade para 31 passageiros. No decorrer do ano, a intenção é aumentar para 15 ônibus, o necessário para atender toda a demanda dos distritos.
No ano passado a vice-prefeita Dinaci Ranzi participou de uma reunião com diversas mães, em Vila Vargas, as quais falaram sobre as dificuldades no transporte dos filhos. O sentimento das crianças, segundo as mães, era de exclusão, já que não tinham possibilidades de sair de casa para freqüentar uma escola especial. Uma das mulheres, Cícera Correia da Silva Fukhima, lembra que para o filho freqüentar a Apae, ela mesma tinha que trazê-lo de carro até a cidade, mas o custo é muito alto.
“Levantava às 3 horas da manhã para fazer salgados, vender e recolher o lucro para colocar gasolina no carro para levar meu filho até a cidade”, lembra Cícera.
Sensível a dificuldade, a mãe também passou a trazer o filho de sua vizinha, que tinha o mesmo problema. “Nunca imaginamos que poderia conseguir esse benefício porque há alguns anos, fomos atrás de um vereador para nos ajudar e ele descartou totalmente essa possibilidade. Agora com o serviço prestes a ser implantado, para nós foi como um anjo que caiu do céu, porque só quem é mãe para saber da extensão da dificuldade”, destacou a mulher.
Dinaci lembrou hoje (12) que, após a reunião com mães, trouxe a demanda para o prefeito Murilo, que imediatamente autorizou o serviço, através da Secretaria municipal de Educação. O proprietário da empresa vencedora vencedora da licitação, a GWA, Adilson Osiro, explica que os ônibus são totalmente adaptados para atender os portadores de deficiência com todo o conforto possível, trazendo dos distritos até a porta da escola especial onde estão matriculados. Ele informou que esse tipo de serviço é pioneiro no Estado e que a previsão é aumentar as linhas, conforme for aumentando a demanda durante o ano.
Convencionais
A Secretaria de Educação também já está preparando os demais ônibus convencionais para fazer o transporte escolar a partir do dia 6 de fevereiro, data de inicio do ano letivo. De acordo com o secretário municipal de Educação, Walteir Betoni, são 52 linhas que farão o transporte de alunos que moram em fazendas, sítios, assentamentos para escolas dos distritos ou dos distritos para a cidade, nos três turnos. Esse transporte é feito em parceria com o Estado porque atende tanto os estudantes da rede municipal como estadual.