Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
Educação

Trabalhadores das Uneis comemoram amanhã o dia do socioeducador

23 de janeiro 2012 - 18h06 Por Redação Douranews
Trabalhadores das Uneis comemoram amanhã o dia do socioeducador

Amanhã (24) os profissionais que atuam nas Unidades Educacionais de Internação (Uneis) comemoram o Dia do Socioeducador. O Estado conta com aproximadamente 500 gestores de medidas socioeducativas nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã e Dourados.

A Superintendência de Assistência Socioeducativa da Sejusp (Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública), responsável pela oferta do atendimento socioeducativo, tem seu efetivo distribuído nas 10 unidades de internação, sendo cinco para adolescentes do sexo masculino e duas para o feminino; uma unidade de internação provisória para adolescentes do sexo masculino e duas unidades de semiliberdade.

Atendendo cerca de 300 adolescentes, os socioeducadores de Mato Grosso do Sul realizam trabalhos visando acolher o adolescente autor de ato infracional em um ambiente adequado, propicio ao desenvolvimento de ações pedagógicas que proporcionem a recuperação e inserção na sociedade dos internos, com foco na profissionalização para reinserção na sociedade.

Os socioeducadores prestam atendimento direto ao adolescente em conflito com a lei nas áreas da pedagogia, psicologia, assistência social, saúde (atendimento médico-odontológico), esporte, educação, artes, disciplina e segurança, dentre outros. “As tarefas desenvolvidas por nossos socioeducadores é para que este adolescente seja estimulado dentro de parâmetros pedagógicos, usufruindo das atividades de cada uma das unidades no Estado, atuando na execução das medidas socioeducativas”, explicou a analista de ações socioeducativas, Geórgia da Rocha Machado.

Os socioeducadores efetuam encaminhamentos e articulações com os setores públicos e entidades não governamentais para os atendimentos externos dos adolescentes. “A educação também é um aspecto importante, os internos têm aulas normais de acordo com a faixa etária e grau de escolaridade de cada um deles, além de participarem de atividades externas de formação profissional”, pontuou a psicóloga.

“O nosso trabalho vai integrar as respostas de ressocialização dos adolescentes. Existe preconceito por parte de algumas pessoas em saber que lidamos com gente que está à margem de uma sociedade. Queremos aflorar o que há de melhor em cada um dos internos. Procuramos cultivar conceitos de ética, religião, educação priorizando a qualidade de vida dos nossos adolescentes, sempre com muito amor e dedicação”, finalizou Geórgia.

O Dia do Socioeducador, comemorado todo dia 24 de janeiro, foi instituído pela lei 4.051, com objetivo de reconhecer e homenagear os servidores que se dedicam à tarefa de socializar o adolescente em conflito com a lei, propiciando a transformação de sua vida e o seu retorno ao convívio social.