Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Educação

Simted diz que Dourados cumpre piso salarial nacional

13 de março 2012 - 18h44 Por Redação Douranews
Simted diz que Dourados cumpre piso salarial nacional

O presidente do Simted (Sindicato municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados, João Vanderlei Azevedo, disse hoje, no Douranews, que a Prefeitura do Município atende parcialmente às reivindicações do movimento de paralisação nacional convocado pela CNTE (Confederação nacional dos trabalhadores do setor) para o período de 14 a 16 deste mês.

“Dourados está cumprindo o pagamento do piso [a entidade nacional conseguiu aprovar, no Congresso, o piso de R$ 1.451], mas ainda não atende com 1/3 do tempo para o trabalhador desenvolver atividades de preparação de aulas”, observou João Vanderlei, ressaltando, entretanto, que o Sindicato conseguiu abrir uma agenda de negociação que considera positiva, após o primeiro encontro, mantido ontem (12), com o prefeito Murilo Zauith. A data-base dos educadores do município é em abril.

De acordo com o sindicalista, a categoria reivindica a mobilização também da classe política nesse movimento nacional, incluindo prefeitos, vereadores, governadores, e especialmente, as bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado, para aprovar a proposta de aplicação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) em ações na área da educação. “Essa proposta é boa para todos, inclusive para a classe política, que poderia investir mais e melhor na Educação”, avalia o presidente do Simted.

João Vanderlei disse ainda que Dourados vai participar com mais de 200 professores da caminhada que está sendo convocada pela Fetems, a federação estadual, para quinta-feira (15), pelas ruas de Campo Grande. Os ônibus vão sair às 5h30 da frente do Sindicato em direção à capital do Estado.

Em Dourados

A paralisação nacional prevê para Dourados, amanhã (14), concentração em frente ao prédio do Fórum de Dourados às 8 horas, de onde sairá uma passeata passando pelo NTE (Núcleo de Tecnologia da Educação) e pela Secretaria municipal de Educação, na área central, encerrando com manifestação na praça Antônio João.

Na sexta-feira (16), haverá um seminário na Câmara de Vereadores, a partir das 18 horas, com a participação da professora Maria Dilneia Espíndola Fernandes, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Sueli Veiga, da Fetems e do ex-presidente do Simted, José Carlos Brumatti. À tarde, a partir das 14 horas, haverá debates sobre a Educação Infantil na sede do Sindicato.