O prefeito Murilo Zauith participou, na manhã deste sábado (31), de uma reunião com professores da Rede Municipal de Ensino de Dourados, no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação). Durante o encontro, convocado pela diretoria do sindicato para discutir a questão salarial, o prefeito reafirmou o compromisso com a educação, tratada como prioridade pela atual administração.
Essa é a segunda vez que o atual prefeito de Dourados vai ao Simted para conversar com os professores em plena campanha salarial. No ano passado, poucas semanas após assumir o cargo, Murilo participou de uma assembleia dos educadores e deu início aos encaminhamentos para o acordo fechado naquela época entre a Prefeitura e a categoria, cujo objetivo principal era equiparar, em três anos, o salário dos professores municipais aos vencimentos dos educadores da rede estadual de ensino.
Na reunião deste sábado, o prefeito afirmou que neste ano a negociação com os professores não será diferente, pois a determinação é a mesma: discutir com transparência, dentro dos limites da capacidade da Prefeitura, e chegar a um acordo que possa manter a valorização dos profissionais da educação, sem comprometer as finanças municipais.
“Vamos conversar abertamente, como estamos conversando agora, e vamos atender os educadores dentro do limite, com responsabilidade. Só vamos combinar aquilo que podemos cumprir”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado pelo secretário municipal de Educação Walteir Betoni.
Ele considerou um avanço na história de Dourados a forma de negociação com os professores, adotada desde o ano passado. “Prefiro vir aqui, conversar diretamente com vocês, do que ficar mandando ofício, porque é assim a nossa forma de administrar, falando a verdade, mostrando a situação da Prefeitura com total transparência”, disse Murilo, conforme material distribuído pela assessoria de comunicação do Município.
O prefeito elogiou o tratamento dos educadores com a administração e disse que a população de Dourados já percebe a nova forma de administrar. “A maior conquista desta administração com certeza é o respeito a cada um dos douradenses”, afirmou. Murilo disse que apesar de ainda existir muito a melhorar já está havendo avanço na educação e citou como exemplo os investimentos na reforma de escolas e Ceims e a aquisição de uniformes e kit básico de material escolar que estão sendo entregues aos estudantes de todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.
O prefeito pediu ao presidente do Simted, João Vanderley de Azevedo, que defina uma comissão para dar sequência às negociações já nesta segunda-feira (2) às 8 horas. O objetivo, segundo Murilo, é concluir as negociações e definir o reajuste salarial dos educadores até o dia 10 de abril.