Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Educação

Planejamento online será definitivo a partir de agosto nas escolas

26 de julho 2012 - 18h07 Por Redação Douranews
Planejamento online será definitivo a partir de agosto nas escolas

A SED (Secretaria estadual de Educação) vai implantar, em caráter definitivo a partir de 1 de agosto, o Sistema de Gestão Pedagógica/Planejamento Online, ferramenta que possibilita aos professores o planejamento das aulas em conformidade com as orientações já estabelecidas e adotadas nas unidades escolares, articuladas com o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul – ensino fundamental e ensino médio – e demais projetos de cursos implantados, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos), Educação Profissional Técnica de nível médio e Normal Médio.

O planejamento é um instrumento de organização, estruturação e de viabilização das atividades pedagógicas, em que todos os segmentos escolares tendem a participar efetivamente dos resultados. O sistema consiste em mais uma proposta da SED de informatização da educação, dentro de uma concepção de gestão democrática, transparente e colaborativa.

Inicialmente, o Sistema de Gestão Pedagógica/Planejamento Online foi utilizado, em caráter experimental, pelas escolas estaduais José Alves Ribeiro, de Rochedo; Hércules Maymone, de Campo Grande; e Dom Bosco, de Corumbá. A partir do mês de maio, o sistema foi aberto para que as demais unidades da Rede Estadual pudessem acessar e testar o sistema. Mais de 11 mil professores se cadastraram voluntariamente, postaram planejamentos e puderam verificar a efetividade do sistema e sanar os problemas que poderão surgir no decorrer do processo de utilização dos professores, coordenadores e gestores.