Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Educação

Cadastramento para o passe escolar começa segunda-feira em Dourados

05 de janeiro 2013 - 13h57 Por Redação Douranews
Cadastramento para o passe escolar começa segunda-feira em Dourados

Começa segunda-feira (7) o cadastramento dos estudantes do ensino fundamental, médio e universitário que utilizam o cartão estudantil que garante passagem gratuita ou meia passagem na ida e volta da escola ou universidade. Serão dois prazos para realização de cadastros: o primeiro, até o dia 18 de janeiro, e o segundo, de 21 à 31 de janeiro. No caso dos estudantes universitários, não há prazo para o encerramento do cadastro, já que a matrícula desse segmento ainda não está sendo realizada.O cadastro pode ser feito na Central de Vale Transporte, localizada no terminal rodoviário “Renato Lemes Soares”.

Tem direito ao cartão de estudante os alunos do ensino fundamental da rede pública e privada que residem a uma distância superior a 2000 mil metros da unidade escolar onde se matriculou, além dos alunos do ensino médio e universitário que estudam na rede pública e privada.

Para fazer o cadastro os alunos do ensino fundamental, médio e os que estão prestes a ingressar na universidade(calouros), devem ir até a Central de Vale Transporte, acompanhados dos pais quando menor de idade, tendo em mãos cópias dos documentos de identidade ou certidão de nascimento dele e dos pais, atestado de matrícula e comprovante de residência atual (caso o imóvel seja em nome de outra pessoa e necessário que se apresente uma declaração do proprietário comprovando a residência do aluno no local) e uma foto em formato 3x4.. Já para universitários veteranos que possuem o cartão estudantil, solicita-se apenas o atestado de matrícula para recadastramento. Os que ainda não tiveram acesso meio passe, devem realizar o cadastro completo. Todos os alunos que já tiverem o Cartão de estudante devem levá-lo juntamente com os documentos exigidos para realização do cadastro.

Após o término do prazo estabelecido só será efetuado o cadastro de estudantes do ensino fundamental caso ele tenha sido transferido de escola, ou tenha se matriculado após o período estipulado pela Secretaria Municipal de Educação para realização de matrículas. O cadastro desses estudantes só será realizado entre os dias 1 e 10 de cada mês.

Retirada

No momento em que realizar o cadastro, o estudante receberá um protocolo que comprova sua inscrição. Para retirar o cartão basta que ele ou um responsável apresente este protocolo, juntamente com um documento pessoal. O aluno terá datas pré-determinadas para fazer a retirada do cartão: aqueles que fizeram cadastro após o dia 18, terão seus cartões entregues nos dias 4 e 5 de fevereiro. Já os que se cadastrarem de 21 a 31 de janeiro, podem retirar o cartão nos dias 11,14 e 15 de fevereiro.

Bloqueio

Os cartões de estudantes de nível fundamental e médio serão bloqueados até o início das aulas. Já em cartões de universitários haverá bloqueio de recarga até o dia 25 de janeiro. Os estudantes que ainda estiverem incluídos em atividades nas escolas ou universidades após esta data, devem se dirigir até a central de passes no terminal rodoviário Renato Lemes Soares e solicitar prorrogação da validade do cartão. O aluno deve comprovar a necessidade do vale transporte através de uma declaração emitida pela instituição de ensino em que estuda.

2ª via

O estudante que tiver com o cartão danificado, sem fotos ou com qualquer espécie de rasura, deverá fazer uma 2ª via ou terá o benefício cancelado. Para a 2ª via será cobrada uma taxa no valor de dez tarifas vigentes, equivalente a R$ 12,50.