Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
Educação

Dilma confirma criação de mais quatro universidades

05 de junho 2013 - 21h43 Por Redação Douranews
Dilma confirma criação de mais quatro universidades

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (5), no Palácio do Planalto, as leis que criam quatro novas universidades federais: do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (Ufob), do Sul da Bahia (Ufesba) e do Cariri (UFCA), no Ceará. Segundo Dilma, em 12 anos o Brasil mais que dobrou o número de cidades atendidas por instituições federais.

"Em 2002 tínhamos 114 municípios com universidades. Hoje temos pelo menos um campus em 275 municípios brasileiros. Isso é um grande avanço, mas não significa que devemos parar por aqui, a internacionalização vai continuar", disse a presidente. Juntas, as novas universidades vão atender mais de 38 mil alunos em 145 cursos de graduação.

A presidente ainda afirmou a importância da interiorização das universidades como forma de garantir o desenvolvimento regional. "Considero que cada vez mais brasileiros, em mais municípios e regiões, estão tendo acesso à educação", afirmou. O objetivo das novas universidades é levar o ensino superior a cinco municípios do Pará, oito da Bahia e três do Ceará.

A criação das universidades integra o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras). Segundo Dilma, o grande desafio neste momento é garantir que essa ampliação venha acompanhada da garantia da qualidade do ensino superior. Com informações da Agência Brasil