A comissão de negociação da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), se reuniu nesta segunda-feira (9), com o secretário de governo Carlos de Marchi, para prosseguir com a conversa sobre a possibilidade de implantação do Piso Salarial do Magistério por 20 horas. A primeira reunião aconteceu quinta-feira (5), com o governador André Puccinelli (PMDB).
No encontro também foi debatida a reposição salarial dos trabalhadores em educação da Rede Estadual Pública de Ensino para 2014 e o concurso dos funcionários administrativos.
De acordo com o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, o governo se comprometeu a analisar o impacto financeiro no orçamento do Estado, com o objetivo de implantar o Piso por 20 horas. Foi definido que na sexta-feira (13), haverá uma nova reunião para apresentar o resultado da pesquisa. Botareli explica que, pela proposta, a implantação deve ser gradativa.
A realização do Concurso Público para os funcionários administrativos da educação foi confirmada durante conversa entre a comissão de negociação da Federação e a secretária de administração do Estado, Thiê Higuchi. A secretária afirmou que o concurso irá contemplar vagas para agentes de merenda e de limpeza. A data para o lançamento do edital ainda será definida.
Outro ponto de destaque na pauta é o pagamento de 5% de adicional para os funcionários administrativos da educação que aderirem ao programa de especialização Profuncionário. Esta questão ainda permanece em debate.
Participaram da reunião na Governadoria, além do presidente Botareli, o secretário de Finanças, Jaime Teixeira, o presidente do Simted de Dourados, João Vanderley de Azevedo e a secretária geral da Fetems, Deumeires Batista de Souza.