Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Educação

Cursos da UFGD ficam entre bom e excelente na avaliação do MEC

08 de outubro 2013 - 13h25 Por Redação Douranews
Cursos da UFGD ficam entre bom e excelente na avaliação do MEC

Dos cinco cursos de graduação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) avaliados pelo Enade ((Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2012, critério adotado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação, para classificar o desempenho universitário, quatro tiveram conceitos que vai do bom ao excelente e, apenas um ficou sem conceito porque ainda não teve turma concluinte.

Os cursos da UFGD estão entre os melhores do país. Tiveram conceito 5 (excelente), os cursos de Ciências Contábeis e Direito; conceito 4 (de bom a excelente) os cursos de Administração e Relações Internacionais. E, sem conceito ainda, está o curso de Economia, iniciado em 2009, porque não teve turma concluinte em 2012, na época da avaliação, uma vez que são necessários dez semestres (5 anos) para a integralização curricular. 

O Enade avalia o rendimento dos estudantes quando ingressam na educação superior, mediante a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e quando concluem os cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Em todo o país, foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior. 

Os universitários fizeram a prova no dia 25 de novembro do ano passado para avaliar os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais. 

De acordo com o Ministério da Educação, o percentual de cursos com resultado satisfatório subiu 19,8% em relação a 2009, passando de 48,5% para 68,3% dos cursos. Entre os cursos em instituições públicas de ensino superior, 80,5% obtiveram uma nota satisfatória, 17% atingiram nota máxima, 5; 29,8%, nota 4, e 33,7% nota 3. Em 2009, o percentual de cursos com notas satisfatórias era de 61,6%.

Enade 2013

As provas do Enade 2013 serão realizadas no dia 24 de novembro a partir das 13 horas (de Brasília). O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para os selecionados, no período de 22 de outubro a 24 de novembro.

Segundo o Inep, neste ano será avaliado o desempenho dos cursos que conferem o diploma de bacharel em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.