Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
28°C
Educação

Ano começa com a morte por Covid do primeiro diretor do CEUD, Milton José de Paula

02 janeiro 2021 - 02h45

O advogado Milton José de Paula, primeiro diretor do CPD (o Centro Pedagógico de Dourados), instalado em 1970 e coordenador da implantação dos dois primeiros cursos, de Letras e Estudos Sociais, que viriam a constituir o CEUD (Centro Universitário de Dourados), embrião da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), é mais uma vítima da Covid-19.

Em comunicado publicado no perfil que mantém no Facebook, o filho dele, Eduardo Borges de Paula, anunciou, no meio da noite desta sexta-feira (1), o primeiro dia do ano de 2021, a morte do pai. “Cada um leva para si um ensinamento desse cara incrível”, descreveu o filho.

Milton José de Paula era corumbaense de nascimento, mas adotou Dourados para viver. Foi advogado e promotor de Justiça na Comarca, o primeiro diretor do CEUD e desportista assíduo como presidente do Operário Esporte Clube e ainda do Clube Indaiá. Ultimamente residia em Campo Grande.

História

Nos arquivos do Centro de Documentação Histórica da UFGD, consta resultado de trabalho de pesquisa conduzido pelo professor Paulo Cimó Queiroz com o relato em que “o então Delegado Regional de Educação e Cultura, Milton José de Paula, foi incumbido de preparar os processos de criação daqueles que seriam os dois primeiros cursos oferecidos pelo CPD: Letras e Estudos Sociais”.

O Centro Pedagógico de Dourados foi criado por ato então governador de Mato Grosso, Pedro Pedrossian, que esteve na inauguração do edifício-sede em Dourados, na rua João Rosa Góes, onde atualmente funciona a Reitoria da UFGD, acompanhado do reitor da UEMT (Universidade Estadual de Mato Grosso), João Pereira da Rosa, e do secretário estadual de Educação da época, Gabriel Novis Neves, quuando Milton de Paula foi designado diretor.

Deixe seu Comentário

Leia Também