Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
28°C
Educação

Egressos de curso debatem profissão em evento de Fisioterapia na Unigran

16 março 2019 - 13h36

Uma roda de conversa organizada pelo curso de Fisioterapia com o tema ‘Atuação da fisioterapia no esporte de alto rendimento’ envolveu recém-ingressos, veteranos e egressos do curso de Fisioterapia da Unigran, além de atletas, no anfiteatro da instituição. Os profissionais apresentaram aos acadêmicos do 1º semestre do curso, além dos estudantes do 5º e 7º semestres, na disciplina de Fisioterapia Esportiva, o papel do fisioterapeuta e a importância do acompanhamento profissional para a performance do atleta.

“Nossa intenção foi mostrar aos estudantes, futuros profissionais, que a fisioterapia tem um papel muito importante na vida do atleta e, para isso, trouxemos como exemplo, para dar depoimento, atletas que são fisiculturistas, que praticam ‘crossfit’ e que, acompanhados de um fisioterapeuta, conseguem ter um bom resultado nas performances esportivas”, afirma a professora Janaína Menezes, organizadora do evento.

A educação física e a fisioterapia caminham juntas tanto na faculdade, como no dia-a-dia profissional. Na universidade, muitas disciplinas dos cursos de Fisioterapia e Educação Física têm ligação. E estes profissionais dentro do mercado de trabalho precisam muitas vezes atuar juntos para que, no caso do atleta, por exemplo, desempenhem bons resultados.

“Se o atleta tem um bom preparador físico e um fisioterapeuta que falam a mesma língua, tem um atleta com menos lesões, com um grande desempenho, dentro da modalidade física que está desempenhando. Nosso intuito foi mostrar a realidade desta vertente da profissão aos nossos alunos”, explicou Janaína.

Egressa da Instituição, formada há um ano, Bruna Rocha é fisioterapeuta. Ainda enquanto acadêmica, nunca se imaginou atuando na área esportiva, mas a oportunidade aconteceu e ela abraçou a ideia. “Durante todo meu período acadêmico, em momento algum pensei em trabalhar na área de esportes, mas eu tive uma oportunidade e resolvi aceitar. Está sendo muito gratificante”, menciona Bruna.

A profissional ainda conta como é a realidade dela na área esportiva e a importância do atleta ter um profissional capacitado durante os treinos. “Eu acompanho há um tempo um fisiculturista e o adepto ao esporte não pode cuidar apenas dos músculos, mas de um conjunto corporal. Então, eu trabalho com ele simetria, encaixe de poses, postura, tudo para que ele tenha um bom desempenho na atividade”, conclui.

Deixe seu Comentário

Leia Também