Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
29°C
Educação

Fetems discute pendências da Educação com a secretária Nilene

18 junho 2013 - 16h02Por Redação Douranews

Uma comissão da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), participou de reunião com a secretária estadual de Educação Nilene Badeca, na tarde desta segunda-feira (17). O objetivo do encontro foi tratar de uma extensa pauta referente à Rede Estadual de Ensino.

Alguns dos temas abordados se referiam ao Concurso Público para os funcionários administrativos em educação e a convocação de eleições para os cargos de diretor pro-tempore, ou seja, aqueles com o cargo ocupado de forma temporária sem terem sido eleitos de forma direta e democrática, como prevê a legislação.

O presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, cobrou da secretária de Educação uma solução definitiva para o caso dos professores convocados que estão sem receber os salários. "Muitos não recebem o provento desde o mês de fevereiro, como é caso de profissionais de educação convocados do município de Três Lagoas, e nós não podemos deixar que a situação fique dessa maneira sem cobrar uma solução do Governo", afirma.

Roberto explicou que a secretária garantiu que o problema do salário dos convocados será resolvido nessa semana. “A Nilene nos garantiu, nos mostrou uma folha com os nomes dos convocados e disse que o salário será depositado essa semana, no mais tardar semana que vem”, explica.

Outro ponto debatido pela direção da Federação é quanto à organização da grade curricular já prevendo a implantação de 1/3 de hora atividade em 2014. "É importante já começarmos a definir a grade curricular do ano que vem para não gerar transtornos nas unidades escolares", frisou Botareli.

Na ocasião a direção da Fetems solicitou um levantamento de quantos professores convocados existem na Rede Estadual de Ensino e a secretária ficou de levantar o dado e repassar a entidade.

A Fetems também propôs que as férias de julho do próximo ano coincidam com os 15 últimos dias da Copa do Mundo, que será disputada no Brasil. A justificativa para a sugestão é evitar as frequentes dispensas dos alunos nos dias das partidas envolvendo a seleção brasileira de futebol.

Outro ponto debatido durante a reunião e que ainda gera dúvidas para a categoria é em relação ao termo de cessão do tablet enviado pelo Governo de Mato Grosso do Sul aos professores da Rede Pública, através de programa do Governo Federal. Algumas questões estão relacionadas ao documento que deve ser assinado pelo professor e pelo diretor da escola, pois o mesmo diz que a qualquer mudança, licença, exoneração, e até mesmo no ato da aposentadoria, o professor deve devolver o equipamento. A Fetems enfatizou que não é contra o uso da tecnologia, mas é necessário esclarecer as dúvidas geradas pela distribuição do produto aos docentes e que não concorda com a devolução do equipamento em um longo período de uso.

Deixe seu Comentário

Leia Também