Menu
Buscarsegunda, 20 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
NOTA OFICIAL

Fetems repudia ato de racismo em escola

12 março 2024 - 15h21Por Redação Douranews

NOTA DE REPÚDIO AO ATO DE RACISMO OCORRIDO NA ESCOLA MUNICIPAL

PROFª. IRACEMA SOUZA MENDONÇA, POR UM PAI CONTRA

UMA CRIANÇA NEGRA DE 4 ANOS
   

A FETEMS, que representa mais de 25 mil trabalhadores da Educação Pública de MS, vem a público repudiar ato de racismo, cometido por um pai, contra uma criança, dentro de uma Escola da Rede Municipal de Campo Grande, ocorrido no dia 11 de Março.

No Brasil, o racismo é estrutural e institucional. Isso significa reconhecer que todos que nascem imersos nessa cultura e estão sujeitos a reproduzir e renovar o racismo no cotidiano. E na Escola não é diferente. Na Escola acontecem e se repetem os mesmos comportamentos que são presentes na sociedade: racismo, machismo, preconceito e discriminação.

A FETEMS que historicamente desenvolve ações afirmativas em combate ao racismo, o preconceito racial e discriminação de qualquer natureza, neste momento não poderia deixar de registrar e repudiar tal fato, exigindo responsabilização contra o agressor, tanto quanto ao ato de racismo, assim como o fato de o sujeito invadir uma unidade escolar e agredir a diretora e a professora em pleno exercício profissional. A educação e a escola, pelo papel importante e transformador que têm, não podem calar diante de situações de racismo. É papel da educação e da escola fazer o trabalho pedagógico de combater o racismo: repensar as atividades, o currículo e os materiais pedagógicos, como determina, há mais de 20 anos, a Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, a fim de que a escola possa contribuir para superação do racismo.

Vivemos numa democracia e não admitimos nenhum ato de racismo, homofobia, misoginia, machismo, ou qualquer outra forma de preconceito.

A FETEMS continuará a defender uma escola pública, de qualidade social, laica e democrática que respeita a diversidade e a luta de gênero e contra o racismo.