Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
34°C
Educação

Nova diretoria da Fetems assume e já avisa que não recomeça o ano sem o Piso

04 julho 2017 - 21h55

Um dia após a cerimônia de posse, realizada segunda-feira (3) à noite, a nova diretoria da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), se reuniu na manhã desta terça-feira(4), para determinar os encaminhamentos iniciais da nova gestão. Presidida pelo presidente da Federação, professor Jaime Teixeira, a reunião definiu as datas para o Planejamento Estratégico da entidade que deve ocorrer entre os dias 18 e 19 de julho. Esse será o momento para debater e formular os projetos de cada Departamento e Secretaria que formam a direção da instituição.

A realização da Conferência Estadual de Educação e a Conferência Estadual Popular de Educação, também foram debatidas. Os eventos devem ocorrer no segundo semestre. Outro tema, foi o repasse da reunião entre o Fórum dos Servidores Públicos de Mato grosso do Sul e o Governo do Estado, ocorrida segunda-feira, em que foi apresentada a proposta de 2,94% de reajuste linear para todas as categorias do funcionalismo público, a partir do mês de outubro.

A Fetems já definiu em Assembleia realizada no dia 30 de junho que não vai iniciar o ano letivo no segundo semestre, caso o Governo não respeite a Lei do Piso e deve se reunir novamente com a Administração estadual, nesta sexta-feira (7), para tentar solucionar o impasse criado “porque o Governo não cumpriu o pagamento do reajuste do Piso Salarial Nacional do mês de janeiro, de 7,64%, garantido pela Lei Federal 11.738, de 16 de julho de 2008 e pela lei complementar estadual 200, de 13 de julho de 2015, e também não incorporou, até o momento, os R$ 200 dos administrativos em educação”, conforme nota da entidade dos educadores, publicada no site da Fetems.

Para o professor Jaime Teixeira, a primeira reunião serviu para as primeiras decisões em conjunto dos integrantes da nova diretoria. “É fundamental essa reunião, assim iniciamos a organização dos próximos passos da entidade e nos planejamos para os desafios que virão”, ressaltou.

Posse

A cerimônia de posse da nova diretoria da Fetems aconteceu no Circulo Militar de Campo Grande, segunda-feira, e destacou a necessidade de união dos trabalhadores em educação do Estado. Foram empossados os 28 membros da diretoria, 14 vices-regionais e suplentes. Nos 38 anos da Federação na luta sindical em Mato Grosso do Sul a entidade chegou a mais uma posse de diretoria fortalecida através do processo democrático que culminou na eleição da Chapa 1, “Fetems forte”,
homologada por 90,41% dos votos válidos das 10.277 pessoas que compareceram nas urnas. A eleição trouxe ainda como resultado a autonomia dos trabalhadores em Educação para escolher seus dirigentes e assim tornar possível a luta de toda a categoria por uma Educação de qualidade com valorização profissional.