Menu
Buscarterça, 16 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Educação

Professores promovem ato público em apoio ao piso salarial

16 março 2011 - 13h36Por Redação Douranews

Os professores da rede estadual e municipal de ensino paralisam as atividades hoje (16) em Mato Grosso do Sul em apoio ao movimento nacional pela regulamentação da Lei 11.738 de 2008 que institui o Piso Salarial Profissional. A categoria afirma que o aumento de 6% como medida de reposição inflacionária, concedido pelo governo do Estado em dezembro passado, não atualizou os valores do Piso Nacional da categoria

O governador André Puccinelli foi um dos cinco mandatários de Estado que impetraram a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra o piso nacional, e enquanto a medida estiver vigorando, ele não precisa adequar os valores. A Federação dos Professores diz que o reajuste aplicado no Estado deixou os funcionários administrativos da Educação de fora. A rede estadual de ensino possui 282 mil estudantes.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Educação de Campo Grande informou que os professores da Capital não irão aderir ao movimento porque já possuem o piso atualizado.

Já em Dourados o (Simted) está promovendo um ato público na Praça Antônio João e posteriormente uma caminhada pelo centro da cidade, com panfletagem. Segundo Jose Carlos Brumatti, presidente do Simted a paralisação é um protesto da rede estadual, mas a rede municipal vai participar em solidariedade, aproveitando o momento para cobrar melhores condições de trabalhos e qualidade na educação para as escolas municipais.

A paralisação contou com presença de 300 pessoas, e também estavam nas manifestações os vereadores Valter Hora e Elias Ishy, que falaram para os servidores da educação que eles estarão a disposição de todos.