Menu
Buscarsegunda, 27 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
13°C
Educação

UEMS recebe estudantes de três cidades do Estado em ação institucional

28 outubro 2016 - 17h53

Na tarde desta quinta-feira (27) a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Dourados, por meio do projeto #vempraUEMS, da Assessoria de Popularização da Ciência e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (Acade), recebeu estudantes de Escolas Estaduais dos municípios de Anaurilândia, Bonito e Nova Andradina para acolhimento e divulgação institucional dos cursos ofertados na instituição.

A ação iniciou por volta das 14h no Auditório do Bloco G, com palestra do prof. Dr. Edmilson de Souza, docente da UEMS e responsável pela Acade, que apresentou a Universidade por meio de um vídeo institucional. Aproximadamente 120 alunos das Escolas Estaduais Maria José (Anaurilândia), Bonifácio Camargo Gomes (Bonito) e Fátima Gaiotto Sampaio (Nova Andradina) compareceram à apresentação e, em seguida, conheceram a infraestrutura da UEMS de Dourados, em roteiros subdivididos.

Para o prof. Edmilson Souza, assessor da Acade/UEMS, o projeto #vempraUEMS é primordial à medida em que quebra o chamado paradigma da sala de aula. "Quando os alunos deixam o tradicional espaço de sala de aula e visitam uma Universidade, tudo é novidade e coisa interessante. Fazemos questão de atendê-los da melhor maneira possível para incentivá-los a retornar, quem sabe como acadêmicos de nossa instituição”, explica Souza.

"Essa ação é fundamental para incentivar os alunos de ensino médio a seguirem para o ensino superior. Um município pequeno como o nosso, por exemplo, não oferece quase nenhuma opção aos jovens e este contato com a Universidade instiga muitos deles a prosseguirem com os estudos com a meta ingressarem numa instituição como a UEMS. Eles estão muito empolgados com essa visita", disse a diretora-adjunta da E.E. Maria José, Nucini Garcia.

Opinião semelhante é reforçada pelos professores da E.E Bonifácio Camargo Gomes, de Bonito, destacando a parceria com a Universidade nessas ações. "Essa integração, inclusive, já está prevista no PPP (Projeto Político-Pedagógico) de nossa escola, que prevê a visita dos alunos à UEMS num processo que possa ajudá-los a escolher a área que seguirão, dentro da formação superior", ressaltou o prof. Helton Teixeira.

A profa. Márcia Teixeira, autora do projeto que integra o PPP da unidade escolar de Bonito, destaca que a escola está localizada numa região carente e que muitos alunos são moradores de zona rural. "Assim, quando trazemos esses jovens para a Universidade, é algo que abre os horizontes de possibilidades de vida deles. Conhecendo esse ambiente acadêmico, eles percebem que existe um mundo muito interessante e que eles podem acessá-lo", informou Márcia.

 

Os alunos visitaram o espaço físico da Universidade e puderam conhecer diferentes laboratórios dos cursos de Física, Química, Biologia e Enfermagem. Durante a visitação, eles foram orientados por acadêmicos-monitores de diferentes cursos e tiveram o contato com observações por microscópios, experimentações práticas de física, e contato com diversos itens de exposição.

A estudante Patrícia Barbosa, 17 anos, de Anaurilândia, relata que a experiência foi muito válida e que conhecer a UEMS contribuiu com sua formação enquanto futura acadêmica. “Acho importante quando a escola nos traz para dentro da Universidade, pois no terceirão do ensino médio, existem muitos alunos que ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir. Então esse contato mais amplo com estes espaços auxilia muito nesse processo. Eu, por exemplo, já sei que irei seguir na área de Humanas, no curso de Direito”, disse a jovem.

Renan Novaes, 18 anos, de Bonito, relata que já havia conhecido outras instituições em projetos semelhantes, mas não uma instituição do porte da UEMS. “Foi uma experiência bem legal, pois podemos conhecer como funcionam os laboratórios e quais os experimentos que acontecem lá dentro. Em particular, gostei mais do laboratório de Química, pois é uma área que eu me identifico e, quem sabe, pretendo seguir”, opinou Novaes.

O projeto é uma iniciativa da Assessoria de Popularização da Ciência e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (Acade/UEMS) com o objetivo de promover a integração de estudantes do ensino médio, em especial, dos terceiros anos, junto à Universidade. Desse modo, a UEMS realiza palestras e visitações programadas a diversos setores da instituição como forma de divulgar os cursos de graduação ofertados, bem como oportunizar aos jovens estudantes o esclarecimento de dúvidas sobre que carreiras seguir no ensino superior.

O projeto é realizado desde 2015 e têm recebido alunos de escolas do próprio município de Dourados e de outras cidades, por meio de acordos e parcerias com as diferentes escolas. Caso haja responsáveis por unidades escolares interessados em informações sobre como agendar a visita de seus alunos à UEMS, entrem em contato com o telefone (67) 3902-2369.