Menu
Buscardomingo, 08 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Educação

UEMS terá primeiro Doutorado, na área de Recursos Naturais

04 outubro 2012 - 21h21Por Redação Douranews

Um edital publicado pela Capes nesta quarta-feira (3) foi motivo de grande comemoração na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e em todos os que torcem pelo avanço da educação superior no Estado. A Universidade conquistou seu primeiro programa de Doutorado e dois novos programas de mestrado que já têm aval para selecionar as primeiras turmas.

“Estamos diante de um momento histórico para nossa Universidade”, diz o reitor Fábio Edir e completa: “Ter nosso primeiro doutorado e acompanhar a ampliação dos nossos mestrados é um sinal de maturidade institucional, uma prova de que estamos caminhando a passos firmes no rumo certo. Todos os responsáveis por essa conquista, especialmente os professores dos novos programas, merecem toda nossa admiração e reconhecimento”.

O primeiro doutorado da UEMS é na área de Recursos Naturais, oferecido na sede universitária, em Dourados. O programa concentra pesquisadores de alto nível distribuídos em três linhas de pesquisa: Ambientes Naturais; Produtos Naturais; e Materiais e Métodos Aplicados aos Recursos Naturais. Ao todo o programa conta com 16 docentes orientadores, todos eles doutores e com significativa produção acadêmica.

De acordo com o professor Sandro Marcio Lima, que atualmente coordena o programa em Recursos Naturais, essa conquista contempla os anseios de um grupo que há muito tempo sonha com a oferta de um curso de doutorado. “Com a aprovação, muitos alunos de nossa região não precisarão mais se deslocar para outros Estados a fim de desenvolver uma tese de doutorado. Agora isso poderá ser feito aqui mesmo na UEMS”, diz Sandro.

Mestrados

As aprovações dos novos mestrados pela Capes comprovou duas fortes vocações da UEMS, nas áreas das ciências agrárias e educacional. Um dos novos mestrados aprovados é em Agronomia, com o programa na modalidade acadêmica oferecido na unidade de Cassilândia, e o outro, é o mestrado profissional em Educação, realizado na unidade de Campo Grande.