Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
NA FRENTE

UFGD alcança o melhor índice na avaliação do MEC

Federal da Grande Dourados é a primeira de MS no IGC

11 abril 2024 - 15h38Por Redação Douranews

A Universidade Federal da Grande Dourados foi avaliada pelo Inep (o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do Ministério da Educação como a melhor instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul depois de alcançar 3,6258 no IGC (o Índice Geral de Cursos) avaliados da Instituição Contínuo e 4 no IGC Faixa, referentes ao período de 2019 a 2022.
 
Ao organizar a pontuação no IGC Contínuo das instituições de ensino superior de MS, da maior para a menor pontuação, tem-se a seguinte classificação: UFGD, com 3,6258, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com 3,5853, Centro Universitário da Grande Dourados – Unigran, com 3,2977, Universidade Católica Dom Bosco, com 3,1893, Unigran Capital, com 3,1483, Faculdade Novoeste, com 3,0793, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com 2,9533, Faculdades Integradas de Três Lagoas, com 2,8180, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, com 2,7807, e Anhanguera-Uniderp, com 2,4728.
 
De acordo com o Inep, o IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) - graduação - e dos conceitos Capes dos cursos de programas referentes às pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.
 
O reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, destacou o empenho coletivo e o papel da universidade:

“Uma universidade à frente, para a frente. É assim que podemos definir o papel da UFGD em âmbito regional e estadual, mas também nacional e internacionalmente, com a pontuação do IGC. Esse é um resultado que reflete o empenho de técnicas e técnicos, docente e discentes nos mais de 35 cursos de graduação e mais de 25 programas de pós-graduação da instituição. A UFGD, que no ano que vem completará 20 anos, vem demonstrando em toda sua trajetória a excelência na formação, a qualidade na pesquisa e o fortalecimento da extensão. Torna-se a cada ano, assim, uma instituição em compromisso permanente com a produção e a socialização do conhecimento, tanto para dentro quanto para fora. É importante frisar, também, que a UFGD se soma a outras importantes instituições de Mato Grosso do Sul, no esforço contínuo em fazer da educação superior no estado um espaço de inclusão, desenvolvimento, igualdade, sustentabilidade e diversidade”, afirmou.

A divulgação do IGC ocorreu por webinário em 2 de abril, com transmissão pelo canal do Inep no YouTube, quando também foram anunciados os resultados de outros dois Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022: Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e Conceito Preliminar de Curso (CPC). Eles integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos neste mês de abril. O Conceito Enade, que também faz parte desta cesta de indicadores, foi divulgado em outubro de 2023.

Os resultados dos indicadores são utilizados para subsidiar a definição de políticas públicas e como critério seletivo ou de distinção nos processos de supervisão e regulação da educação superior, na definição da matriz orçamentária da rede federal de educação superior e em programas e políticas públicas do governo federal, entre eles o Universidade Aberta do Brasil e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
 
Ao mesmo tempo em que os indicadores são critérios de distinção, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria de Lourdes dos Santos, ressalta que só é possível se manter entre as melhores se a universidade receber investimento. “Não é possível obter bons resultados nos exames nacionais, sem investimentos em infraestrutura, em recursos humanos, na extensão, na pesquisa e na permanência estudantil. E vale destacar também a importância da participação dos alunos de graduação concluintes ou recém-concluintes no Enade e a qualidade das dissertações e das teses concluídas em todos os programas de pós-graduação da UFGD. Esses índices contribuíram para colocar a UFGD como uma das melhores universidades do estado e agora os estudantes que estão entrando saberão que escolheram uma universidade bem avaliada nacionalmente, pois temos nota 4 em um escore cuja maior nota é 5”, reconheceu a pró-reitora.
 
Além de primeira colocada no IGC Contínuo no estado, a UFGD está entre 25% das instituições brasileiras (500) na faixa 4 - somente 54 instituições estão na faixa 5 do indicador (2,7%). A maior parte das instituições (60,3%) obteve nota 3 e, para além disso, 11,7% ficaram na faixa 2 e 0,3% na faixa 1, com as menores pontuações.
 
Melhor de MS há 15 anos

Baseando-se no IGC Contínuo somente das universidades públicas e privadas de MS - excluindo centros universitários, faculdades e institutos - a UFGD está na liderança do estado desde 2007, quando o indicador começou a ser publicado, mesmo sendo uma jovem instituição, criada pela Lei 11.153, em 29 de julho de 2005.