Após sobreviver ao primeiro Paredão da temporada, no qual derrotou Aline (eliminada com 77% dos votos, na última terça-feira), Ivan se tornou, na noite desta quinta (17), o novo líder do Big Brother Brasil 13. Dez dos confinados disputaram o posto mais importante da casa, sendo que cinco, incluindo a Líder da primeira semana, Fani Pacheco, foram vetados da competição. Os outros quatro não participaram devido ao Poder do Não de Fernanda.
O conteúdo da disputa era simples. Cada um dos brothers recebeu um suporte com o mesmo número do colete que vestiam, no qual precisavam montar um quebra-cabeça de cinco peças com a figura da mascote do BBB. Cada suporte possuía um desenho do mascote com roupas de cores diferentes. As peças foram todas misturados em uma piscina cheia de "geleca" colorida. Os competidores tiveram, então, que achá-las e levá-las, uma por vez, para o outro lado da pista de provas, a fim de completar a figura proposta. Para evitar confusões como a ocorrida na semana passada, o apresentador do reality show, Pedro Bial, logo alertou: "quando eu for explicar a prova, por favor, fiquem em silêncio. Não fiquem falando durante a explicação".
Ivan explicou ter vencido a prova graças a uma técnica específica. Como a "geleca" grudava nas peças, alterando a sua cor, elas necessitavam de uma limpeza rápida para serem devidamente identificadas. Ao menos foi isso que a maioria dos competidores fizeram. Mas não o novo Líder. "Em vez de limpar, eu fui procurando os encaixes corretos de cada peça", explicou.
Vetados
Antes da Prova do Líder quatro brothers precisaram ser excluídos da disputa. A ingrata tarefa coube à advogada Fernanda, detentora do Poder do Não desde segunda-feira (13), quando o programa teve a famigerada Prova da Discórdia, que opôs os até então aliados Dhomini e Eliéser - o vencedor do BBB3 chamou o modelo de "falso", deixando o colega indignado com a acusação.
"Usei dois critérios. O primeiro, o básico, que é a possibilidade de alguém que vir a se tornar Líder me mandar ao Paredão. O segundo foi o critério de que os veteranos se beneficiaram no primeiro Paredão, por isso escolhi defender meu grupo (os novatos) desta vez", explicou Fernanda, tirando dos mais recém-chegados brothers - Yuri, Marcello e Kamilla - a oportunidade de participar da disputa. Natália foi a quarta a ser excluída.