Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Entretenimento

Mortes por dengue em Vicentina assustam população no Carnaval

09 de fevereiro 2013 - 13h40 Por Redação Douranews
Mortes por dengue em Vicentina assustam população no Carnaval

A Secretaria estadual de Saúde confirmou a morte de mais três pessoas elevando para seis os óbitos causados pela dengue no Estado. As duas mortes que ocorreram em Vicentina na última semana de janeiro e só agora forma notificadas ao Estado deixou em alerta a população dessa região. O primeiro dia do tradicional Carnaval realizado em Fátima do Sul, aberto ontem (8) à noite, revelou essa preocupação.

Algumas medidas adotadas pelo Município acabaram, também, afastando o folião que compareceu em número reduzido para a primeira noite. Mas, a maior preocupação é com os riscos de aglomeração de pessoal e a incidência da dengue por perto. “Essa situação de Vicentina assusta e, além do mais, na região, somos o segundo município classificado como de alto risco; melhor ficar em casa”, disse um internauta consultado pelo Douranews.

Apesar das mortes em Vicentina, onde foram notificados 100 casos da doença, a cidade vizinha Fátima do Sul aparece no ‘mapa da dengue’ da Secretaria com 284 casos notificados, considerado como de “alta incidência”. Entre os casos notificados, conforme tabela da Secretaria de Saúde, 31 cidades de Mato Grosso do Sul aparecem em estado de alerta, considerando a população e incidência de dengue por 100.000 habitantes.

Os outros casos de dengue, fora os dois de Vicentina, foram registrados em Sidrolândia, Campo Grande, Nova Andradina e Aquidauana. Outras oito mortes ainda estão sendo investigadas, sem confirmação oficial, de acordo com o boletim epidemiológico do Estado.

As mortes em Vicentina ocorreram entre 22 e 24 de janeiro e só agora foram notificadas ao Estado pelo município que estava investigando as causas. As duas vítimas eram mulheres idosas, uma de 92 e outra de 89 anos. Ambas tinham histórico de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Dos oito casos que estão sob investigação, sete são em Campo Grande e um em Aquidauana. Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde, o resultado deve sair entre 20 e 30 dias porque depende da necropsia e também dos exames de sorologia da dengue.