O Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul) promove, até sexta-feira (28), na capital e nas principais cidades do Estado, a Operação Carnaval com o objetivo de fiscalizar as atividades técnicas envolvidas nos eventos carnavalescos de rua e clubes para garantir que tenham acompanhamento de profissionais e empresas qualificadas e registradas no Conselho.
Nas visitas, os agentes de fiscalização verificam os responsáveis e as ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) de serviços de instalações elétricas, geradores, sonorização, manutenção de ar condicionados, extintores de incêndio, esgotamento sanitários, alarme e circuito fechado de TV, estandes, sanitários químicos, projetos de incêndio e pânico, equipamento de geradores, dedetização, licenciamento ambiental e canalização de gás.
O presidente do Crea-MS, engenheiro Jary Castro, esclarece que a fiscalização tem como objetivo combater os riscos de acidentes, já que nesses locais existem estruturas montadas (palcos, arquibancadas, camarotes) e também a utilização de grande carga de energia. “A fiscalização do Conselho impede a atuação de pessoas não habilitadas na execução de obras e serviços de responsabilidade de profissionais legalmente habilitados e com registro no Crea. Dessa forma buscamos garantir segurança aos foliões”, explica.
As denúncias de irregularidades observadas pela população também podem ser encaminhadas ao Crea-MS pelo telefone 67 3368-1000, das 12 às 18 horas.