Reunião realizada hoje (22) na sede da Agetran (Agência municipal de transporte e trânsito), com a participação de representantes da Prefeitura, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), da Igreja Presbiteriana e do projeto ‘Pedal pela Vida’, agendada pelo vereador Mauricio Lemes (PSB), definiu que o horário de funcionamento aos domingos da faixa de passeio ciclístico da Marcelino Pires, será das 7 às 12 horas.
Esse horário, no entanto, conforme ficou definido pela comissão de representantes é inicial. Uma forma de acostumar a população a utilizar a faixa para passeios ciclísticos, que foi criada a fim de incentivar essa atividade esportiva na cidade e dar mais uma opção de lazer, conforme ficou acordado.
De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Nelson Almirão, futuramente, quando a população estiver acostumada a utilizar a faixa, vai ser realizada outra reunião, com a mesma comissão, para definir a ampliação do horário até mais tarde. Segundo ele, essa é a intenção do prefeito Murilo Zauith (PSB).
Todos os domingos, no horário definido, a Prefeitura vai colocar cones, pois é uma forma de educar e lembrar os motoristas de que não podem avançar a faixa destinada ao ciclismo. Almirão garantiu ainda que a Pefeitura vai reforçar a divulgação alertando os ciclistas em geral, que a faixa é exclusiva aos domingos. Durante a semana, o tráfego na Marcelino Pires é normal.
Para reforçar ainda mais a segurança, a Agetran vai incluir nas placas indicativas afixadas nos canteiros da Marcelino Pires, o horário de funcionamento. Para um dos integrantes da comissão do projeto “Pedal pela Vida”, Franz Mendes, as pessoas que gostam de ciclismo estão se acostumando a utilizar a faixa de passeio gradativamente. Por isso, ele acredita que, futuramente, será possível ampliar o horário.
“Essa não é uma ideia exclusiva de Dourados, a faixa para passeios ciclísticos aos domingos existe em muitas cidades. E se deu certo em outras cidades, em Dourados também vai dar, pois é mais uma opção de lazer para a população, ganho de saúde, entretenimento e par as pessoas fazerem novas amizades”, destacou Franz Mendes.
A faixa tem pelo menos 6 km de extensão em cada lado da principal avenida Marcelino Pires, pintada nas cores vermelho e branco. Ela está funcionando desde o dia 1º. de maio, segundo o regulamento definido pelo CBT (Código Brasileiro de Trânsito). “Acho que avançamos mais um pouco na regulamentação dessa conquista da população, que foi a faixa para o ciclista utilizar aos domingos”, concluiu o vereador Mauricio Lemes.