Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
34°C
Esportes

Após adimitir golpe ilegal Means critica 'cena' de Cowboy

10 março 2017 - 14h29Por Combate

O UFC Fortaleza de sábado vai ser a oportunidade de "acerto de contas" entre o americano Tim Means e o brasileiro Alex Cowboy. O primeiro confronto entre eles, no UFC 207, em 30 de dezembro de 2016, terminou de forma polêmica, após o lutador americano desferir uma joelhada ilegal na cabeça do brasileiro quando este se encontrava com um joelho no chão, o que constitui, segundo as regras unificadas do MMA, um lutador caído. O golpe foi apontado como "acidental" e, quando Cowboy não teve condições de continuar, o árbitro decidiu por um "No Contest" (luta sem resultado).

A joelhada, contudo, foi claramente intencional, e o próprio Means reconhece isso. Ele inclusive apoia o apelo impetrado pela equipe de Cowboy para que o resultado da primeira luta seja revertido para uma vitória por desclassificação em virtude do golpe ilegal. O americano admite que simplesmente desconhecia as especificações da regra, e que, uma vez que a leu, entendeu que estava errado. Por outro lado, ele considera que o brasileiro fez uma "cena" para tentar garantir a vitória, numa luta em que Means se via em vantagem.

- Acho que a razão para eles chamarem de acidental foi a forma como explicaram a joelhada nos bastidores. Era responsabilidade deles explicar a regra e eles explicaram errado. A clareza dela sempre foi sobre os três pontos de contato, e não é o caso, é qualquer coisa fora as duas solas. Posso literalmente "plantar bananeira" e ser considerado "lutador caído", o que é estúpido... Se podemos jogar cotoveladas de qualquer lugar, devíamos poder jogar joelhadas também - não estou dizendo para termos "tiros de meta" e tal, mas se as pessoas estão tentando enrolar naquela posição, merecem levar porrada. Achei que ele valorizou um pouco depois que revi a luta - ele estava em pé protestando, e, quando reparou que o relógio tinha parado, foi quando botou as mãos na cabeça, caiu e começou a fazer cena. Era a única forma como ele venceria naquela noite, então eles precisam dar a vitória para ele. Eu li a regra, e quando li, pensei, "Filho da p•••, eu estou errado". E não tenho medo de admitir quando estou errado - declarou Means em entrevista ao Combate.com durante o "Media Day" do UFC Fortaleza, na quinta-feira.

Agora, o lutador americano terá a chance de se redimir do erro, graças aos pedidos do próprio Cowboy por uma revanche. Means aceitou de imediato, e leva a primeira luta firme em sua memória. Ele jura que o adversário brasileiro não lhe oferece perigo.

- É uma luta que ele estava perdendo. Ele devia ter me superado na luta agarrada, mas não estava funcionando para ele. Nós nos agarramos e eu fui o lutador mais forte. Ele me derrubou quando eu estava tentando ajeitar meu shorts, estava muito largo porque eu não ajustei a medida antes, estava arrumando quando ele jogou o chute rodado, mas isso é tudo que ele tem. Ele tem o chute rodado e só. Eu sou um lutador de pressão, que quebra os caras com meu ritmo. Só isso deu certo para ele, eu ganhei as trocas na luta agarrada e vou fazer isso de novo. Não sei como ele espera vencer frente a seus amigos e parentes, e espero derrubá-lo frente a seus amigos e parentes. Eu luto bem nessas situações, quando estou pressionado. Seus fãs vão estar gritando pra eu morrer, e eu vou deixá-lo esparramado na lona.

Means precisa, entretanto, estar bastante consciente para não cometer o mesmo erro, ainda mais com as mudanças nas regras unificadas que entraram em vigor a partir da virada do ano. O americano revelou que a mesma situação vivida na primeira luta foi um ponto de ênfase em seu treinamento, mas reclamou que a regra não mudou muito.

- Eu li e ainda tem uma área cinzenta. É a mesma regra com uma leve mudança: se você estiver numa posição de tripé, tem que ter duas mãos no solo, não tem nada a ver com estar com o joelho ali. Veremos aquelas joelhadas de novo, porque a regra ainda está nebulosa. É a mesma regra com uma pequena mudança, e a mudança é que você pode ficar sobre um joelho falando m*** e eu não posso jogar joelhada na sua cabeça. Vamos ver mais disso, porque as pessoas acham que podem dar joelhada nessa situação, e absolutamente não podem. Nos treinos, as pessoas achavam que eu teria que fazer mudanças na minha estratégia para não dar mais essa joelhada, pois sou super agressivo, mas com isso dito, meus companheiros de equipe imitaram aquela posição e eu não dei joelhadas. Está tudo pronto. Aquilo me custou um bônus da vitória e de performance da noite, uns US$ 90 mil, então estou muito p*** comigo mesmo.

O Combate transmite o UFC Fortaleza ao vivo e na íntegra a partir de 20h45 (horário de Brasília) no próximo sábado. O Combate.com acompanha o evento em Tempo Real e exibe as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo ao vivo. Tanto o canal quanto o site transmitem a pesagem cerimonial do torneio na sexta-feira a partir de 18h50.

Deixe seu Comentário

Leia Também