Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
Esportes

Brasileiras são flagradas em exame antidoping e estão fora do Pan

02 julho 2015 - 21h01Por GloboEsporte/Douranews

Duas remadoras brasileiras convocadas para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto foram flagradas em exames antidoping realizados durante as seletivas nacionais, em resultados apresentados nesta semana. Nayara Furtado e Kissya Cataldo, assim, estão fora da competição. Uma terceira competidora, que não participaria do torneio e cujo nome não foi revelado pela Confederação Brasileira de Remo, também foi pega. Afastadas preventivamente, as atletas ainda poderão pedir a contraprova e apresentar defesas.

Em entrevista ao "Tá na Área", o presidente da CBR, Edson Altino Junior, confirmou que a dupla de competidoras está fora do Pan, que será sediada no Canadá. Novas atletas não serão chamadas para o embarque, previsto para sábado. 

Kyssia Cataldo, de 33 anos, compete no skiff simples. Se for confirmado o caso, ela será reincidente, já ficou fora dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 por ter ingerido a substância eritropoietina. Na ocasião, ela foi suspensa por dois anos pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Desta fez, o flagra foi por uso de um diurético, o que não daria ganha de performance. A defesa alega que as substâncias seriam vestígios de um complemento alimentar. Ela já passou por contraprova, mas o resultado ainda não foi divulgado.

- Depende de julgamentos e dos níveis encontrados, mas ela pode ter uma punição muito severa, exemplar. Estamos aqui para botar claro o que for correto - disse Edson Altino, sobre a reincidência da atleta.

Já em relação a Nayara, a alegação da defesa é que a substância encontrada teria sido usada no tratamento de uma cirurgia. As duas competiriam no double skiff e serão substituídas por atletas que já fazem parte da equipe. Inicialmente com sete atletas convocadas para a equipe de remo, o Brasil disputará a competição com apenas cinco. Uma nova convocação está descartada.

- No double skiff, vamos substituí-las e devemos manter o nível. Deve brigar por medalha. No quádruplo, talvez fique mais enfraquecida. Vamos fazer mudanças no barco e podemos perder um pouco de qualidade  - admitiu o dirigente.

Deixe seu Comentário

Leia Também