Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
34°C
Esportes

CBF aprova a Liga Sul-Minas-Rio

09 outubro 2015 - 18h12Por GloboEsporte/Douranews

"A Liga está abençoada pela CBF." Foi assim que Alexandre Kalil, executivo-chefe da Liga Sul-Minas-Rio, resumiu a reunião que teve na manhã desta sexta-feira com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O rápido encontro teve como objetivo receber o aval para que a nova competição seja realizada a partir do ano que vem – antes, a CBF havia pedido prazo para responder.

– É um dia histórico. Vi uma boa vontade muito grande da CBF. A competição é forte por si só, com mais da metade dos grandes clubes do Brasil. Não é uma liga regional. A união dos clubes foi espetacular. Sem ela a Liga não sairia – disse Kalil.

A Liga Sul-Minas-Rio é composta por 15 clubes, mas apenas 12 participarão da primeira edição, com início marcado para fevereiro do ano que vem – a decisão também já tem data: 30 de março. Segundo o executivo, os critérios que definirão os times que vão ficar fora, bem como o regulamento (arbitragem, acesso e descenso), serão decididos na próxima quinta-feira, durante reunião entre representantes dos clubes participantes, e serão baseados em ranking da CBF.

O calendário já está fechado e foi entregue nesta sexta-feira à CBF durante a reunião. O secretário-geral Walter Feldman participou do encontro e confirmou o acerto com a nova liga e diz que a entidade fornecerá sua estrutura para dar suporte à competição. 

– Procede (que a CBF deu o aval). Vamos ter uma reunião técnica para ver todas questões que vão ser resolvidas. Tem todas as questões relacionadas a regulamento, arbitragem, competição, registro, porque no final é a CBF que toca a estrutura operacional. Se não há conflito com o calendário, aquilo que foi estabelecido, não tem problema - afirmou Feldman em entrevista ao SporTV.

Feldman acredita que não haverá conflito com as federações e o calendário dos estaduais. Kalil reconhece que o tempo é curto para viabilizar o torneio para 2016, mas acredita que seja possível.

– Estamos apertados para fazer tudo isso. Estamos em outubro, e a competição vai começar no fim de fevereiro. Temos até janeiro para fechar tudo. O Marco Polo achou que foi um progresso, e estamos no caminho certo. Agora, temos que vender essa competição. Estou vendendo desde que ela foi criada – disse Kalil, revelando ter sido procurado por quatro emissoras de TV interessadas na transmissão da competição. As conversas, segundo o próprio, começam já nesta sexta.

A Liga Sul-Minas-Rio conta com 15 clubes: América-MG, Avaí, Atlético-MG, Atlético-PR, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Fluminense, Flamengo, Internacional, Joinville, Grêmio e Paraná. A princípio, a primeira edição contaria apenas com 10 participantes – Paraná e América-MG, que se filiaram por último, se juntariam a Chapecoense, Criciúma e Joinville no grupo que ficaria fora em 2016.

Deixe seu Comentário

Leia Também