Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
Esportes

Globo e Clube dos 13 acusados pelo MPF de formação de cartel

16 setembro 2010 - 11h23Por Redação Douranews
O MPF (Ministério Público Federal) acusou a Globo e o Clube dos 13 de formar cartel no contrato dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol, informa a Folha online.

Essa posição foi expressa em parecer ao Cade (Conselho de Administração e Direito Econômico), onde há processo contra a emissora e a entidade pelo acordo de 2006 a 2008. Se houver condenação, as duas podem ser multadas e ter de rever cláusulas nos futuros acordos.

O MPF condena as cláusulas de preferência do acordo. Nessas, está previsto que a Globo deve ser informada de propostas de concorrentes e pode igualá-las, ficando com os direitos neste caso.

"A prática teve efeitos anticompetitivos. O Clube dos 13 e a Globo limitaram e prejudicaram a livre concorrência ao usar a cláusula de preferência", afirmou o procurador Marcus Penha, em nota do Ministério Público.

A participação da TV Bandeirantes aliada à Globo, em concorrência, com o SBT, também é apontada pelo MPF como prática de cartel.

A posição em relação à cláusula de preferência é similar à do SDE (Secretaria de Direito Econômico), em 2008, no mesmo processo.

Na ocasião, o órgão também questionou a venda em conjunto dos direitos do campeonato pelo C13. Defendeu que deveriam ser feitos três pacotes diferentes.

Entretanto o C13 ignorou essa recomendação e assinou novo contrato, de 2009 a 2011, com as mesmas condições. Procurados pela reportagem do jornal paulista, Globo e Clube dos 13 não quiseram se manifestar sobre a posição da Procuradoria.

Deixe seu Comentário

Leia Também