Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
Futebol

Banido do futebol, ex-presidente da Fifa diz que Palmeiras é campeão mundial

24 junho 2018 - 15h10

O jornal Folha de S. Paulo publica, na edição deste domingo (24) uma entrevista com Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa banido do futebol por conta de acusações de corrupção. E um dos assuntos foi a polêmica em torno do título m undial, ou não, obtido pelo Palmeiras. Blatter era o presidente da Fifa em 2014 quando o ex-ministro do Esporte (e palmeirense) Aldo Rebelo anunciou ter recebido da entidade a confirmação de que o Palmeiras era o primeiro campeão mundial, por conta da conquista da Copa Rio em 1951.

No site da Fifa, porém, não há menção ao torneio na área que fala dos mundiais de clubes (os chamados "Mundiais Interclubes", entre os campeões da América do Sul e da Europa, também não aparecem). Em 2017, já sem Blatter no poder, a Fifa se pronunciou e disse que os títulos mundiais antes de 2000 "não são oficiais". Antes, a entidade havia parabenizado o Palmeiras pelo "primeiro título global".

"Disse hoje para todas as pessoas que me perguntam há três dias: o Palmeiras é o primeiro campeão mundial dos clubes. Eu posso dizer porque não sou mais presidente da Fifa. Para mim, é Palmeiras", afirmou Blatter, em entrevista à Folha, conforme repercute o portal G1.

Blatter está na Rússia a convite do presidente Vladimir Putin. No fim de 2015, ele foi réu em um processo que apontava suposta troca de favores com Michel Platini, ex-jogador francês e, na ocasião, presidente da Uefa. Assim como Platini, Blatter foi suspenso de qualquer atividade relacionada ao futebol pelo comitê de ética da Fifa. A pena, que inicialmente era de oito anos, caiu para seis em 2016, lembra o G1.

Deixe seu Comentário

Leia Também