Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
Futebol

Chile e Argentina decidem Copa em estádio histórico

04 julho 2015 - 12h08Por Redação Douranews

As arquibancadas do Estádio Nacional de Santiago escondem dor e vergonha. Transformado em prisão no início do governo do ditador Augusto Pinochet em 1973, o hoje monumento histórico do país recebe a final da Copa América neste sábado (4), às 17 horas (16 de MS), mais de 40 anos depois do terror, protagonizando o encontro das seleções de Chile e Argentina que entram em campo com um objetivo comum à história do local: a busca pela libertação.

Os donos da casa sonham com o primeiro título da história, enquanto os ‘hermanos’ tentam encerrar um jejum de 22 anos sem conquistas.

Um espaço na arquibancada remete ao passado. Cercado por grades, conserva bancos de madeira em homenagem a todos que ali sofreram. No alto, a frase ''Um povo sem memória é um país sem futuro'' foi o lema escolhido pelos ex-prisioneiros que transformaram o setor em um pequeno museu. A missão é clara: deixar que todos saibam - e não se esqueçam - o que se passou naquele local onde agora Chile e Argentina buscam a redenção. Estima-se que pelo menos 20 mil pessoas viveram no campo de concentração improvisado entre 12 de setembro, um dia após o golpe de estado, e novembro do mesmo ano, conforme relembra reportagem do Globoesporte.

Deixe seu Comentário

Leia Também