Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Mundo

Japão levará três anos para retirar escombros do terremoto

30 de abril 2011 - 12h21 Por Redação Douranews, com Reuters
Japão levará três anos para retirar escombros do terremoto
A retirada dos milhões de toneladas de escombros deixados pelo terremoto e o posterior tsunami de 11 de março levará cerca de três anos, estimou neste sábado (30) o Ministério do Meio Ambiente japonês.

Calcula-se que há quase 25 milhões de toneladas de escombros nas três províncias do nordeste japonês atingidas pelo desastre, Iwate, Fukushima e Miyagi, onde 14.616 pessoas morreram e outras 11.111 continuam desaparecidas, segundo o último boletim policial.

Esse número deve aumentar, já que ainda não inclui os navios e veículos destruídos, de acordo com a agência local Kyodo.

A maior dificuldade para as autoridades das Províncias afetadas é encontrar lugares para armazenar temporariamente os escombros que atualmente estão amontoados ao longo de dezenas de quilômetros no litoral de Miyagi, Fukushima e Iwate.

O orçamento extraordinário para a reconstrução apresentado nesta quinta-feira no Parlamento japonês (Dieta), de R$ 77 bilhões (4,02 trilhões de ienes), inclui o montante de  R$ 6,8 bilhões (350 bilhões de ienes) para a retirada de escombros.