Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Mundo

Queda do vôo 447 durou menos de quatro minutos, diz França

27 de maio 2011 - 11h46 Por Redação Douranews, com Reuters
Queda do vôo 447 durou menos de quatro minutos, diz França
O avião do vôo 447 da Air France caiu durante 3 minutos 30 segundos antes de tocar a superfície do Oceano Atlântico em 2009, segundo relatório preliminar divulgado nesta sexta-feira pelo órgão do governo francês responsável pela investigação do acidente.

O Airbus caiu no oceano em 2009, quando voava do Rio a Paris, com 228 pessoas.

O BEA (Birô de Investigações e Análises) indicou também que os pilotos viram duas velocidades diferentes nos controles durante menos de um minuto, e que uma delas indicava uma queda acentuada de potência do motor.

"Diante da rotina de liberação de informações fragmentadas e muitas vezes aproximadas, o BEA resolveu publicar a nota para informar as famílias das vítimas e ao público em geral sobre os resultados iniciais resultantes da prospecção dos registradores de vôo", informou o órgão.

Segundo a nota divulgada, os novos fatos estabelecidos são:

  • no momento do acidente, apenas os dois copilotos estavam na cabine do Airbus; o comandante estava em repouso;
  • o comandante voltou para a cabine cerca de 1 minuto 30 segundos após o desligamento do piloto automático do avião;
  • houve uma inconsistência entre a velocidade indicada no lado esquerdo da aeronave e a indicada nos instrumentos de voo, que durou menos de um minuto;
  • após o desligamento do piloto automático, a aeronave subiu para 38.000 pés;
  • o alarme de "stall" (perda de potência) soou e o avião começou a cair;
  • a queda durou 3 minutos e 30 segundos, durante o qual a aeronave permaneceu em situação de "stall"
  • os motores estavam em funcionamento e sempre responderam aos comandos da tripulação;
  • os últimos valores registrados pela caixa-preta são de 16,2º de elevação do nariz, inclinação de 5,3º à esquerda e velocidade vertical de -10.912 pés por minutos