Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Mundo

Ministra da França visita o Brasil buscando apoio ao comando do FMI

28 de maio 2011 - 17h34 Por Redação Douranews
Ministra da França visita o Brasil buscando apoio ao comando do FMI

A ministra da Economia da França, Christine Lagarde, chega ao Brasil na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, a fim de obter apoio das autoridades brasileira à sua candidatura ao comando do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lagarde, que pretende ocupar o cargo de diretora-gerente, no lugar do seu compatriota Dominique Strauss-Kahn, que renunciou depois das acusações de abuso sexual, vai se encontrar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. A expectativa é que ela conceda uma entrevista depois do encontro marcado para um hotel em Brasília.

A visita é uma tentativa da ministra francesa de buscar o consenso entre todas as economias, especialmente as emergentes, como Brasil e China, em prol de sua candidatura, lançada na última quarta-feira. Advogada de formação, Lagarde deve visitar também a China. Lagarde já conta com o suporte das economias americana e europeias, como tradicionalmente acontece.

Historicamente, o comando do FMI fica nas mãos de um europeu enquanto a direção do Banco Mundial fica nas mãos de um americano.

Candidato do México

Por enquanto, apenas o presidente do Banco Central do México, Agustín Carstens, é o único candidato declarado que pode pôr em risco às pretensões da ministra francesa. Carstens deve visitar o Brasil na quarta-feira.

As candidaturas à chefia do FMI devem ser oficializadas até o dia 10 de junho. O resultado sai no dia 30 de junho.

Na semana passada, o ministro Guido Mantega disse que o Brasil não tem nenhum candidato brasileiro ao cargo e defendeu uma posse provisória até 2012, quando acabaria o mandato de Strauss-Kahn. Mantega havia defendido que o candidato “viajasse” e conversasse com os “países de maior peso”.