Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
Mundo

ONU investiga abusos sexuais contra menores no Haiti

24 de janeiro 2012 - 02h49 Por Redação Douranews
ONU investiga abusos sexuais contra menores no Haiti

A ONU investiga duas denúncias de abusos sexuais a menores no Haiti , onde supostamente estariam envolvidos membros das forças de paz do organismo que estão desdobradas no país caribenho. As informações são do portal Terra. A Missão de Estabilização da ONU relatou os casos ocorridos na semana passada em Porto Príncipe e na localidade de Gonaives, e uma equipe do organismo partiu no fim de semana passado para investigar as denúncias, segundo indicou o porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky.

Trata-se de duas denúncias de "exploração sexual e abuso de menores", uma contra membros das forças de paz da ONU que têm sua base na capital e outra contra "um ou mais membros" das tropas do organismo em Gonaives, no norte do Haiti. "Os agentes acusados foram afastados de suas funções para reduzir qualquer contato com a população local enquanto dure a investigação", explicou Nesirky, que evitou oferecer informação sobre a nacionalidade dos supostos autores dos abusos.

As acusações são motivo "de indignação" para as Nações Unidas, segundo acrescentou o porta-voz do organismo, ressaltando que a ONU enfrenta "com extrema seriedade" sua responsabilidade de estudar as denúncias. O porta-voz também indicou que já entrou em contato com os países de origem dos denunciados, mas ressaltou que, ao contrário dos casos de abusos nos quais está envolvido pessoal militar, a resposta às acusações é "responsabilidade das Nações Unidas".