Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Mundo

Após duas décadas fora do Iraque, Brasil reinstala embaixada em Bagdá

20 de março 2012 - 14h51 Por Redação Douranews,com G1
Após duas décadas fora do Iraque, Brasil reinstala embaixada em Bagdá

Mais de duas décadas depois de ter retirado sua representação diplomática do território iraquiano, no início da Guerra do Golfo, em 1991, o Itamaraty voltou neste mês a ter uma embaixada em Bagdá. O embaixador Ánuar Nahes mudou-se em 1º de março para o composto onde funciona a representação brasileira, no bairro de Al Harthia, e começou a trabalhar para fortalecer as relações diplomáticas entre os dois países.

Em entrevista ao G1, por telefone, Nahes explicou que a recém-inaugurada embaixada ainda está em fase de instalação, e que as primeiras duas semanas que passou em Bagdá foram marcadas por um trabalho básico de conhecer as pessoas do governo e os empresários do país.

Aos 59 anos e com três décadas de carreira diplomática, o embaixador disse que a principal preocupação do Ministério das Relações Exteriores ainda é com a segurança dos diplomatas e funcionários que trabalham com ele. A embaixada em Bagdá tem outros três funcionários do Itamaraty, mas a equipe pode chegar a sete.

Segundo Nahes além de preocupar, os cuidados com a segurança limitam a circulação pela cidade dificultam o trabalho.“Desloco-me pouco pela cidade, indo apenas a compromissos oficiais. Temos uma equipe de segurança que minimiza os riscos que corremos. Deslocamentos são perigosos e devem ser programados. Há o perigo dos carros-bomba nos 'check points'. Não posso dar bobeira na rua, sem segurança, pois há o perigo de sequestros", explicou o embaixador.

Estamos instalando tudo do zero, começando a montar nossa estrutura. Apresentei as credenciais ao ministro da Relações Exteriores, mas ainda não ao presidente iraquiano”, disse.

Nesta terça-feira (20), uma série de atentados deixou dezenas de mortos em Bagdá e em outras cidades iraquianas.

Segundo ele, ainda não foi possível coletar informações detalhadas sobre brasileiros que vivem no Iraque. Um relatório do Itamaraty sobre cidadãos do país no exterior diz que 15 brasileiros vivem no Iraque. "Tenho notícia de uma família brasileira no Curdistão [no norte do país] e de outra em Bagdá, mas são funcionários da antiga embaixada que têm cidadania brasileira. Além disso, há o Zico, que está treinando a seleção iraquiana de futebol e passa temporadas no Curdistão e outras na Jordânia."