Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Mundo

Obama defende casamento gay nos EUA e se diz a favor

09 de maio 2012 - 20h37 Por Redação Douranews
Obama defende casamento gay nos EUA e se diz a favor
O presidente americano, Barack Obama, declarou nesta quarta-feira ser pessoalmente a favor do casamento gay, um dia após um referendo na Carolina do Norte inserir na legislação local uma emenda proibindo uniões entre pessoas de mesmo sexo m Estado.

Obama fez a declaração em uma entrevista ao canal de TV ABC, que irá ao ar nesta quinta-feira.

"Eu penso que os casais de pessoas de mesmo sexo deveriam poder se casar", disse.

Obama nunca havia apoiado abertamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Quando questionado sobre o tema, disse que sua visão estava "evoluindo". O assunto ainda é tabu nas eleições americanas, bastante polarizadas ente setores moderados e conservadores, representado sobretudo pelo grupo republicano Tea Party.

Na entrevista, ao programa Good Morning America, Obama disse que sempre defendeu que "os gays e as lésbicas americanas fossem tratados com Justiça".

Obama disse que tem conversado com "amigos e familiares" sobre o tema, sobretudo ao observar membros de sua equipe "incrivelmente comprometidos em relações monogâmicas, relações de pessoas de mesmo sexo".

A declaração deve fazer o tema ganhar força na campanha eleitoral. A seis meses da eleição - e com outros referendos sobre o mesmo tema agendados em outros Estados da federação -, críticos acusavam Obama de querer ganhar o apoio dos dois lados ao não se pronunciar claramente sobre o assunto.

Na terça-feira, a Carolina do Norte confirmou sua posição como sendo o 31º Estado a definir o casamento como "a união entre um homem e uma mulher", sem permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou sequer a união civil.

A medida foi aprovada em referendo por 58% a a favor e 42% contra, com alto comparecimento, apesar do apoio de figuras de peso, como o ex-presidente Bill Clinton, ao casamento gay.

Antes de se pronunciar sobre o casamento gay, Obama já havia conseguido derrubar a regra do "Não pergunte, não conte" (Don't ask, don't tell), que requeria que militares gays servindo nas Forças Armadas mantivessem o silêncio sobre suas preferências sexuais.

Conservadorismo

No dividido cenário político americano, agradar liberais e conservadores em temas sociais tem se tornado cada vez mais difícil. Inclusive dentro do Partido Republicano, tradicionalmente mais conservador, as últimas eleições têm visto a substituição de moderados do partido por figuras mais linha-dura.