Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Mundo

Chinês que perdeu as mãos numa explosão cria os próprios braços mecânicos

15 de agosto 2012 - 11h00 Por Redação Douranews
Chinês que perdeu as mãos numa explosão cria os próprios braços mecânicos

Um chinês, de 51 anos, que perdeu as duas mãos na explosão de uma bomba caseira, levou oito anos para ter um par de braços mecânicos. Sun Jifa sofreu o acidente quando manuseava explosivos para pesca, que detonaram antes do tempo.

O morador da província de Jilin, no norte da China, precisava continuar trabalhando na fazenda da família, mas não podia pagar as próteses oferecidas pelo hospital. Foi quando decidiu criar seus próprios braços biônicos.

Su Jifa passou oito anos fazendo protótipos antes de, finalmente, criar um par de mãos de metal que pode agarrar e segurar, graças a uma série de fios e polias.

- Eu posso controlá-los com os movimentos dos meus cotovelos. Eu posso ainda trabalhar, namorar e me alimentar normalmente, como qualquer outra pessoa, explicou.

 

Ele levou oito anos para fazer os braços biônicos
Ele levou oito anos para fazer os braços biônicos Foto: Reprodução

 

Sun Jifa fez vários protótipos antes de criar o modelo final
Sun Jifa fez vários protótipos antes de criar o modelo final Foto: Reprodução

 

Ele usa uma série de fios e polias para controlar os movimentos
Ele usa uma série de fios e polias para controlar os movimentos Foto: Reprodução