Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Mundo

Com diabetes, Mikhail Gorbachev é hospitalizado na Rússia

10 de outubro 2014 - 12h22 Por Redação Douranews
Com diabetes, Mikhail Gorbachev é hospitalizado na Rússia

O último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev foi internado e disse estar disposto a lutar pela vida, informaram agências de notícias russas nesta quinta-feira (9). "Meu estado de saúde é razoável há uma semana e, hoje, estou no hospital. Eu tive uma recorrência da doença", declarou o ex-líder soviético de 83 anos, citado pela agência Ria Novosti. Segundo a imprensa russa, ele estaria com diabetes.

"Estou ligado a um monitor", acrescentou, sem especificar onde está hospitalizado. "Vocês conhecem meu jeito. Estou determinado a lutar, a viver", garantiu Gorbachev, em entrevista à agência Interfax.

Em junho de 2013, ele já havia sido hospitalizado para fazer um "check-up". Nos últimos anos, Gorbachev apareceu em público aparentando cansaço e com o rosto inchado. Devido a seus problemas de saúde, ele não pôde comparecer ao enterro da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, em abril de 2013.

O ‘pai’ da Perestroika (Reforma Política no bloco soviético) lançada em 1985 renunciou em 25 de dezembro de 1991, abrindo caminho para o fim da URSS, após um acordo assinado sem ele por Ucrânia, Belarus e Rússia. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1990, ele preside a Fundação Gorbachev, dedicada a programas de caridade e à educação.