Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Mundo

EUA intensificam ataques aéreos contra Estado Islâmico

20 de outubro 2014 - 19h46 Por Redação Douranews
EUA intensificam ataques aéreos contra Estado Islâmico

Militares dos Estados Unidos realizaram seis ataques aéreos contra militantes do EI (o Estado Islâmico), perto da cidade de Kobani, entre o domingo (19) e esta segunda-feira (20), disse em comunicado o Comando Central dos Estados Unidos.

Forças norte-americanas, em coordenação com tropas em solo no Iraque, também realizaram seis ataques aéreos contra o grupo militante perto das cidades iraquianas de Fallujah e Bayji, com ajuda da França e do Reino Unido, disse o Comando Central.

A cidade fronteiriça síria de Kobani suportou na manhã deste domingo (19) o mais feroz combate em dias depois que militantes do Estado Islâmico atacaram forças curdas com morteiros e carros-bomba, disseram fontes na localidade e um grupo de monitoramento do conflito.

O Estado Islâmico, que controla vastas regiões na Síria e Iraque, disparou 44 morteiros na localidade no sábado (18), alguns dos quais caíram sobre a vizinha Turquia, disse o grupo ativista Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede no Reino Unido. Os rebeldes lançaram quatro morteiros a mais neste domingo, acrescentou o Observatório.

A batalha de um mês para o controle de Kobani teve altos e baixos para ambos os lados. Há uma semana os curdos advertiram que a captura da cidade era iminente, e uma coalizão liderada pelos Estados Unidos intensificou seus ataques contra o Estado Islâmico, que deseja tomar a cidade para consolidar a influência no norte da Síria.

A coalizão vem bombardeando alvos do Estado Islâmico no Iraque desde agosto e estendeu a campanha para a Síria em setembro, após o grupo rebelde, adepto de uma interpretação fundamentalista do Islã, realizar progressos consideráveis no campo. Com informações do G1