Cerca de 800 pessoas que estavam em barcos foram levadas para terra firme na Indonésia nesta sexta-feira (15), mas outras embarcações repletas de imigrantes foram enviadas de volta para o mar, apesar de um apelo da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo resgate. A embarcação havia sido obrigada a retornar quando se aproximou da Malásia, destino habitual dos migrantes.
Segundo os defensores dos direitos dos exilados, até 8 mil pessoas estariam à deriva no mar do Sudeste Asiático, presas em barcos e sob o risco de morrer de fome ou doença.
O destino incerto desses exilados de Bangladesh ou Mianmar, que tentam fugir da miséria ou das perseguições em seus países de origem, é similar ao drama dos migrantes que tentam chegar ao continente europeu atravessando o Mediterrâneo.
Contrabandistas abandonaram os navios cheios de imigrantes, muitos deles com fome e doentes, no mar de Andaman após uma ação de repressão tailandesa ao tráfico de pessoas. A Tailândia é a primeira parada na rota mais comum para tráfico humano usada por criminosos que têm como alvo muçulmanos do grupo rohingya que fogem da perseguição em seus países e buscam escapar da pobreza.