Policiais federais em Ponta Porã realizavam uma barreira na rodovia MS-386, próxima da saída da cidade de Amambaí, quando pararam o veículo conduzido pelo militar do Exército. Durante a entrevista, os policiais federais verificaram que o documento do veículo estava em nome do soldado há pouco tempo e o militar não conseguia convencer como havia adquirido o veículo apenas com soldo de soldado. Desconfiados, os policiais decidiram revistar a o veículo e encontraram a maconha escondida no interior dos pneus.
Ainda segundo a PF, o soldado confessou ter apanhado o carro com a droga em Coronel Sapucaia, cidade fronteiriça com o Paraguai e que iria até Sorocaba, interior de São Paulo. A droga foi encontrada solta no interior dos pneus do veículo e não acondicionada em tabletes, como de costume.
O preso foi conduzido até a Delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã, onde foi lavrado o flagrante. Posteriormente, a Polícia do Exército o conduziu até a carceragem do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada, onde se encontra à disposição da Justiça.