Mato Grosso do Sul é o primeiro estado a receber a Certificação de Cumprimento da Meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). A homenagem foi entregue hoje (20) pela coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, conselheira Taís Schilling Ferraz, ao secretário de Estado de Segurança Pública Wantuir Jacini e aos membros do Ministério Público Estadual e da Polícia Civil. Informações do NotíciasMS.
O estado está entre os seis que conseguiram cumprir a Meta 2 da Enasp, que é a conclusão das investigações de mais de 90% dos homicídios dolosos, relativos aos inquéritos policiais instaurados até 31 de dezembro de 2007. Do total de 543 inquéritos instaurados, MS concluiu o percentual de 90,24%, restando apenas um saldo de 50 inquéritos a serem investigados.
“Mato Grosso do Sul se saiu muito bem e deu exemplo de mobilização para outros estados no cumprimento da meta. O estado se mobilizou muito cedo e foi um dos primeiros que empreendeu este esforço, concentrando um grupo de pessoas para trabalhar nisso e conseguindo resultados excelentes”, destacou a coordenadora Taís Schilling Ferraz.
A conselheira também destacou o índice de elucidação desses crimes em Mato Grosso do Sul que é superior à média nacional - 19%. “O estado chegou a 36,33% de denúncias, o que é um índice melhor do que o nacional, principalmente se considerarmos que estamos trabalhando com inquéritos antigos. Com os mais novos inquéritos, estes índices vão muito além, e por isso devemos concentrar mais esforços para trabalharmos apenas com inquéritos novos e tentar responder às famílias das vítimas com maior apuração destes crimes”, disse. O maior volume de elucidação está no Pará, com percentual de 85%.