O coronel Carlos Alberto David, comandante geral da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) deve vir a Dourados ainda esta semana para conferir o funcionamento das unidades e verificar o preocupante índice de mortes que tem acontecido, especialmente nos finais de semana, em bairros da periferia da cidade.
Essa preocupação, com o aumento dos números de homicídios e assaltos, foi levada ao comandante da PM no Estado pelos dirigentes da Udam (União Douradense de Associações de Moradores), Demétrio Cavalcanti, Adilson ‘Cabelo’ Mourão e Altemir Matheus.
Eles cobraram do coronel Davi a descentralização das atividades da Unidade Movel que foi destinada ao Município pelo governador André Puccinelli para dar cobertura nos bairros e tentar, pelo menos, intimidar a prática de violência na periferia. “A unidade não sai dali do calçadão da praça; é só passar ali que todo mundo vê”, reclamou um dirigente.
A base comunitária, com uma Van e duas motos, foi criada na estrutura da Polícia Militar do Estado para promover ações nos bairros, com a viatura estacionada em algum ponto estratégico enquanto as motos percorrem as principais ruas. “Só isso já teria contribuído para evitar crimes como esses da pessoa morrer quando estava passando pela rua, como temos visto aqui”, informaram os líderes comunitários no encontro com a autoridade militar.