O senador Delcídio do Amaral(PT/MS) lamentou a morte do senador e ex-presidente da República, Itamar Franco, ocorrida hoje (2) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele se submetia a tratamento contra a leucemia.
“O país perdeu um homem público exemplar, digno, republicano, que sempre mereceu o respeito de todos os brasileiros. Um homem correto, honesto e que, acima de tudo, sabia como ninguém interpretar os anseios da população”, declarou o senador, que foi secretário executivo e depois ministro das Minas e Energia na gestão de Itamar Franco, entre os anos de 1993 e 1994.
Delcídio destacou também a experiência política do ex-presidente. “No Senado, onde também tive a honra de trabalhar com ele, Itamar era uma referência para todos nós senadores em função de sua atuação parlamentar e pela experiência que ele acumulou ao longo da carreira, como prefeito de Juiz de Fora duas vezes, governador de Minas Gerais, senador já em terceiro mandato e ex-presidente da República”, disse.
Para Delcídio, a estabilidade econômica que o Brasil atingiu a partir de 1994 só foi possível em função da ação do ex-presidente.
“Eu não tenho a menor dúvida de que, se não fosse o Itamar, o Plano Real não sairia do papel. Ele assumiu o governo em um momento bastante delicado (impeachment do ex-presidente Fernando Collor) e com as características políticas do Brasil, nenhum presidente teria dado a liberdade que ele deu ao seu então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, para preparar e colocar em prática um plano tão audacioso quanto o Real”, acredita o senador.